Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDE ...



A 31 DE DEZEMBRO DE 1917, NASCE O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ENSAISTA PORTUGUES, ANTONIO JOSÉ SARAIVA, QUE FALECEU EM 17 DE MARÇO DE 1993.
ERA IRMÃO DO NOSSO CONHECIDO JOSÉ HERMANO SARAIVA.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009









MEGAN FOX !!!

A MAIS SEXY...
A PIOR ACTRIZ...

PUBLICIDADE ENGENHOSA...

SE A LUZ SE MANTIVER ACESA
MAIS DE QUATRO
HORAS, POR FAVOR,
CONSULTE O MÉDICO...

SEGURANÇA ...

O que há dias sucedeu a bordo de um avião em viagem para os Estados Unidos e o que poderia ter acontecido no dia seguinte noutro avião com o mesmo destino, ambos procedentes da Holanda, remetem-nos, inexoravelmente, para estas imagens do que, depois de muitos avisos, acabou por acontecer, com as consequencias que se conhecem. Creio que muito boa gente ainda hoje se interroga sobre se teria sido possível evitar a tragédia e o sacrifício de tantos milhares de vidas e muitos especialistas continuam a dizer que sim, que teria sido possível evitar o desastre se todos e cada um dos responsáveis indirectos tivessem actuado segundo as normas de segurança em vigor. Porque, meus amigos, a segurança só é segura a partir de momento em que os decisores são, eles próprios, seguros e dignos da confiança de depositarmos nas suas mãos as nossas vidas... Os acontecimentos recentes, infelizmente, vêm provar que a segurança, afinal, é um mito, uma bíblia que todos lêem e ninguém segue porque o terrorismo é algo que só acontece aos outros...
Quando, um terrorista confesso e denunciado pelo próprio pai consegue andar por aí em liberdade a comprar materiais perigosos, consegue comprar um bilhete de avião depois de ter conseguido autorização para entrar nos Estados Unidos, que uma vez embarcado passa meia hora na casa de banho a montar o seu engenho explosivo e só é travado porque algo correu mal por ocasião da explosão, que teria sido fatal...então, a gente pergunta: que é dela, a segurança?

EFEMÉRIDE ...

A 30 DE DEZEMBRO DE 1943, EM REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, É APROVADA A COBSTRUÇÃO DA PRAÇA DO AREEIRO, EM LISBOA, COM PROJECTO DA AUTORIA DO ARQUITECTO, PROF. CRISTIANO DA SILVA.

HELICÓPTEROS ÀS DÚZIAS ...


Não há dúvida que este helicóptero é uma belíssima máquina...Belíssima e caríssima, tanto mais que o governo, seguindo uma velha regra popular segundo a qual "à dúzia é mais barato", comprou logo doze deles...
Só que, estas máquinas, mesmo as belíssimas e caríssimas, também se avariam e, como não havia nenhuma contrato de manutenção e ninguém sabia reparar os bichos, toca de ir tirando peças de uns para os outros até que, ao fim, já só havia três helicópteros em condições de voar...
Uma perfeita amostra do lusitano desenrascanço e quem vier atrás de mim que feche a porta...
Finalmente, o senhor ministro lá se lembrou que, se calhar, era melhor fazer o tal contrato de manutenção que, se calhar, se celebrado em conjunto com o de aquisição teria sido bem mais em conta...Uma equipa do fabricante agora "mora" em Portugal e dá assistência às doze aeronaves por uma bagatela de 11 milhões de euros por ano ou seja, 55 milhões ao todo, já que o contrato é por cinco anos. Quanto custaria formar duas ou três equipas nacionais de manutenção?
Assim se vai esbanjando um orçamento que nunca dá para descer impostos!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CIÊNCIA - A HISTÓRIA DA TERRA ...



A ORIGEM DAS MANDÍBULAS..
*
De acordo com a teoria geralmente aceite para explicar a origem das mandíbulas articuladas nos vertebrados, elas evoluíam a parir de uma parte dos esqueletos do sistema respiratório. Com efeito as guelras dos peixes são sustentadas por ossos que firmam arcos, os arcos branqueais, cuja forma em V inclinado lembra as duas partes que constituem as mandíbulas. Segundo esta teoria, o primeiro arco, ou arco mandibular, teria evoluído para mandíbula e, o segundo arco, o hióide, por detrás dela, ter-se-ía transformado de modo a sustentá-las. Mas, há um problema que se mantém, pois a organização dos arcos branquiais dos peixes sem mandíbulas - as lampreias, por exemplo - é diferente das dos mandibulados vertebrados, os gnastómados. Porque não procurar outra explicação para a origem das mandíbulas? Uma hipótese seria imaginar uma transformação a partir do esqueleto do velum, órgão que permite à lampreia bombear o sangue das suas presas. Por detrás das protomandibulas recentemente aparecidas, os arcos branquiais ter-se-íam modificado por razões de resistência mecânica. Assim, segundo esta teoria, não seria um arco branquial que estaría na origem das mandíbulas, mas sim as protomandibulas, já presentes nos ágnatas, que teriam induzido a formação dos arcos branquiais dos gnastómados.

EFEMÉRIDE ...



A 29 DE DEZEMBRO DE 1911 NASCE, EM VILA FRANCA DE XIRA, O ESCRITOR PORTUGUES ANTONIO ALVES REDOL, FIGURA CENTRAL DO NEO-REALISMO E AUTOR DE VASTA OBRA.
FALECEU A 29 DE NOIVEMBRO DE 1969.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MINDELEZA...

ERA TÃO BOM...NÃO ERA?

Tks.Solange


EFEMÉRIDES ...






A 28 DE DEZEMBRO DE 1771 NASCE, EM LISBOA, O COMPOSITOR PORTUGUÊS JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO.
---O---
A 28 DE DEZEMBRO DE 1935 NASCE, EM MAÇÃS DE SANTA MARIA, O RELIZADOR CINEMATOGRAFICO FERNANDO MARQUES LOPES.~
---O---
A 28 DE DEZEMBRO DE 1999 PORTUGAL E INDONÉSIA RESTABELECEM RELAÇÕES DIPOMÁTICAS.

domingo, 27 de dezembro de 2009

DE TACHO EM TACHO...


O Dr. Silva Lopes, é um jovem economista de 77 anos de idade que há anos vem bramando contra o estado da economia do país, que acha que os salários deveriam ser congelados para se fazer frente à crise e que, ao que parece, terá recentemente descoberto ser um "expert" em energias renováveis. Claro que a EDP a precisar de um especialista de tal gabarito para completar o conselho de administração da EDP-Renováveis, logo o foi pescar, numa idade em que o vetusto reclamador já devia andar à pesca das trutas no rio Minho...E logo numa altura em que o homem ainda guardava um período de nojo por ter saído do Montepío com uma indemnização miserável de 400.000 euros. E ainda há quem diga mal das sangessugas!

TEERÃO EM CHAMAS...


A capital do Irão volta a ser palco de confrontos entre apoiantes da oposição ao presidente Mahmud Ahmadinejad e as forças da segurança do regime. Apear do garrote imposto à imprensa internacional, as imagens continuam a proliferar, bem como as notícias, prontamente desmentidas pelas autoridades, da ocorrência de mortes.
Fonte e foto: RTP

AS MÃOS PINTADAS DE GUIDO DANIELE
















EFEMÉRIDES ...

A 27 DE DEZEMBRO DE 1703, PORTUGAL E INGLATERRA ASSINAM O TRATADO DE METHUEN QUE REGULAVA A IMPORTAÇÃO DE LÃ INGLESA PARA PORTUGAL E EXPORTAÇÃO DE VINHOS PARA INGLATERRA.












A 27 DE DEZEMBRO DE 1822 NASCE, EM MAMES-LE-COQUETTE, LOUIS PASTEUR, CIENTISTA FRANCES QUE HAVERÍA DE INVENTAR A VACINA ANTI-RÁBICA.

sábado, 26 de dezembro de 2009

P E T I Ç Ã O ...

CORRE OS SEUS TRÂMITES PELAS VIAS HABITUAIS, UMA PETIÇÃO PUBLICA PARA A SALVAGUARDA DO EDIFÍCIO DO EDEN-PARK, AUTENTICO EX-LIBRIS DA CIDADE DO MINDELO (S,VICENTE DE CABO VERDE). SE TEM OU ALGUMA VEZ TEVE, ALGO A VER COM ESTA SALA QUE EM 1922 INAUGUROU A ERA DO CINEMA NA CIDADE, VISITE O BLOG "CAFÉ MARGOSO" E CUMPRA UM PEQUENÍSSIMO DEVER DE CIDADANIA...

A FAMA A QUALQUER PREÇO ...

Com a rapidez de um relâmpago foi criado um clube de fãs de SUSANA MAIOLO, a italiana que agrediu o Papa Bento XVI, no Vaticano. O clube instalou-se no site de socialização Facebook perante a indignação dos políticos italianos e, decerto, da classe religiosa.

Fonte e foto - DN


PÕR AS BARBAS DE MOLHO ...



Posso garantir, de fonte segura, que este sorriso não tem nada a ver com o futuro do país, do governo ou do próprio P.M.,,,
Aliás, a semana que antecedeu o Natal forneceu alguns dados novos sobre um futuro mais ou menos próximo e da boca de mais do que dois comentadores políticos da nossa praça ouvi algumas veladas referencias à possibilidade de o PS andar, desesperado, à procura de uma alternativa para...Sócrates!
É que, pensam os socialistas, um governo de maioria com o sobranceiro Sócrates, é uma coisa, um governo de minoria com um Sócrates alérgico a entendimentos e alianças, é outra, muito diferente, penosa e de futuro extremamente incerto...Ora, parece evidente que para os socialistas seria um bom negócio mudar de galo sem perder o poleiro, até porque o galo já canta muitos decibéis abaixo do que estava habituado a fazer...Aproxima-se a corrida de S.Silvestre!

A ARTE FELIZ ...



Ao rever, esta tarde, na TV, João Bénard da Costa, recordei algumas frases que em tempos lhe ouvira, pouco antes da sua morte, quando divagava acerca da felicidade e da arte e como ambas estavam tão intimamente ligadas, que dificilmente se falava numa sem pensar na outra. Na realidade, Bénard da Costa defendia que a arte era algo que os deuses haviam inventado para trazer felicidade aos infelizes e que quem vivesse na mais completa das felicidades não necessitaria de arte para nada. De resto, este amante do cinema, que acreditava sinceramente numa outra vida para lá da morte, uma vida de felicidade plena e permanente, dizia que, por isso, na outra vida, não há arte pois todos, mas mesmo todos, são imensamente felizes. Creio que não é difícil "embarcar" nesta viagem de Bénard da Costa. De resto, numa coisa, pelo menos, ele tem razão: a arte traz felicidade às pessoas!

GALARDÃO...


Agora, finalmente, eu entendo a emoção dos premiados com o Óscar quando recebem a notícia de que o cobiçado galardão lhes foi atribuído... Foi com esse misto de surpresa, gratidão e vaidade que li, no CAFÉ MARGOSO, que esse prestigiado companheiro da blogosfera havia decidido agraciar este vosso amigo, com o galardão de COMENTADOR DO ANO...
Vindo de onde vem, para além de agradar, sobremaneira, ao destinatário, também lhe coloca o problema de uma responsabilidade acrescida que, evidentemente, teremos que honrar.
Obrigado, JOÃO BRANCO, pelo carinho que decidiu conferir a este mano mais velho!

EFEMÉRIDES ...


A 26 DE DEZEMBRO DE 2004 UM VIOLENTO TSUNAMI MATA MAIS DE 285.000 PESSOAS NO SUDOESTE ASIÁTICO.
O
---oooOooo---
O
No mesmo dia, em...
O
1893, nasce MAO TSE-TUNG, fundador da Republica Popular da China.
O
1949, nasce em Dili, Timor-Leste, JOSÉ RAMOS-HORTA.
-O-

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SEJA QUAL FOR O TEU DEUS...

*
***
****
judeus
budistas
helenistas
protestantes
confucionistas
toistasortodoxos
zoroastrassatanicos
islamitasmessianicos
umbandistashinaialanas
catolicosismaelitassufistas
***
***
***
BOAS FESTAS

A DANÇARINA DE SALSA ...

Tks.Cris

100% COOL !!!

Às vezes o insólito aparece-nos com contornos positivos numa área em que, via de regra, as queixas costumam ser o mais normal...Referímo-nos a uma campanha anti-álcool que a Brigada de Transito da GNR está - ou estava -levando a cabo e que se nos afigura sobremaneira meritória. A coisa funciona mais ou menos assim: se os condutores jovens, dentro de uma certa escala etária soprarem o balão e este acusar 0,00 de álcool, o feliz contemplado recebe, além de uma T-shirt alusiva à campanha, uma vale para combustível...Eu chamo a isto dissuasão pela positiva tanto mais que está sendo suportada por uma associação nacional de vendedores de...bebidas álcoolicas...Ora aí está!

EFEMÉRIDE ...



A 23 DE DEZEMBRO DE 1938 É INAUGURADO, NO PARQUE MAYER, EM LISBOA, O TEATRO VARIEDADES, COM A PRESENÇA DE BEATRIZ COSTA.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

NATAL NÃO É OSTENTAÇÃO !!!

Tks.Cris

AEROPORTO DE S.PEDRO (C,VERDE)...


A NOVA AERO-GARE

INAUGURAÇÃO !!!

FOI INAUGURADO, HOJE, EM S.VICENTE DE CABO VERDE, O AEROPORTO INTERNACIONAL DE S.PEDRO. PARA ALÉM DA POMPA OFICIAL REGISTE-SE
QUE O VÔO INAUGURAL, PROCEDENTE DA PRAIA, RUMOU AO BRASIL.

COMO COMEÇAM AS GUERRAS ?

*****


O jornalista Fernando Sobral (na foto), publica na Revista de Economia um artigo de opinião cuja leitura recomendamos, vivamente. Algumas palavras, só para vos espevitar o apetite:
O ÁLIBI..
Cavaco Silva tornou-se o álibi do PS. Não é uma tática nova. É um sabor que vem de longe. Há muitos anos, o filófoso austríaco Karl Kraus confirmava isso: "Da forma como o mundo é governado, como é que começam as guerras? Os diplomatas dizem mentiras aos jornalistas e, depois, acreditam no que lêem."

EFEMÉRIDES ...

A 22 DE DEZEMBRO DE 1834 É APROVADA A LEI DA LIBERDADE DE IMPRENSA EM PORTUGAL, REINAVA, ENTÃO, D.MARIA II.
O
---oooOooo---
O
No mesmo dia, nasceram...
o
em 1858, em Luca, Toscania, o compositor italiano Giacomo Puccini.
o
em 1924, o futebilista, guarda-redes do Benfica, Costa Pererira
o
em1935, o cinematógrafo português Paulo Rocha.
-o-

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BACALHAU DE CONSOADA...

Mal se aproxima o Natal e começa a azáfama anual de procurar o melhor bacalhau do mercado para a consoada - bacalhau da Noruega, da Finlândia, nacional, graúdo, bem seco, branquinho, de aroma intenso, asa branca, enfim, bacalhau muito especial, para uma ceia muito especial na companhia de gente muitíssimo especial...Mas, porquê bacalhau e não peru, ou lombo de porco recheado de ameixas, ou pato no forno...Primeiro porque a ceia de Natal é, por natureza e desde tempos imemoriais, uma refeição de "jejum" ou seja, as carnes estão interditas. Por isso, as pessoas usavam os melhores peixes da época, cozinhados de forma mais ou menos ilustre...Só que as terras do interior não tinham acesso ao peixe fresco e o único que se conserva para durar até ao Natal é, precisamente, o bacalhau, que acabou por ser o eleito para a ceia, numa tradição de séculos que foi passando do interior para o litoral de todo o pais, com algumas excepções no norte onde subsiste a tradição de comer o polvo. Aliás, recordo-me de, em casa de meus avós paternos, no Porto, na noite de Natal se comer uma belíssima posta de pescada de Vigo ou, então, de um branquíssimo e altíssimo bacalhau sueco , de lamber os beiços e chorar por mais...Tudo muda e o bacalhau resiste...O nosso fiel amigo!

FIFA - MELHORES DO MUNDO...

LEONEL MESSI (Agentino do Barcelona)VENCE O TITULO DE MELHOR FUTEBOLISTA DO ANO 2009.
MARTA (Brasileira) VENCE (Pela 4ª vez consecutiva) O TITULO DE MELHOR FUTEBOLITA FEMININA DO ANO 2009.
CRISTIANO RONALDO (Portugues do Real Madrid) VENCE O PRÉMIO "PUSKAS" PARA O MELJHOR GOLO DO ANO 2009.
EQUIPA IDEAL DA FIFA - CASSILAS-DANIEL ALVES-JOHN TERRY-VIDIC-EVRA-XAVI-INIESTA-GERARD-MESSI-RONALDO-TORRES.
O
---oooOOOooo---
O
ALGUMAS CURIOSIDADES
Dos cinco nomeados para Melhor do Ano (Homens) havia 2 espanhois, 1 brasileiro, 1 portuugues e 1 argentino - Tres europeus - Dois sul-americados -Cinco latinos - Duas línguas - Dois clubes - Todos jogam em Espanha...
O
Da equipa ideal da FIFA constam quatro jogadores espoanhóis.
O
O golo que possiibitou o prémio a Ronaldo, foi marcado no Dragão,
contra o Futebol Clube do Porto...
O

EFEMÉRIDES ...


21 DE DEZEMBRO DE 1965 É ADOPTADA PELA RESOLUÇÃO Nº 2106A(XX) A CONVENÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DESCRIMINAÇÃO RACIAL.
O
---oooOOOooo---
O
Outras efemérides do dia:
*
1814 - Nasce o político e novelista inglês BENJAMIN DISRAELI.
*
1935 - Nasce o cineasta portugues AFONSO LOPES RIBEIRO
*
1939 - Nasce o cantor portugues CARLOS DO CARMO
*
1992 - Um avião da Companhia Holandesa MARTINAIR despenhou-se na pista do aeroporto de Faro provocando 54 mortes.
*