Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROXIMO DO SONHO ....





X. P. T. O. ...

Na década de 60 do século passado havia uma anedota em que se perguntava como atravessar um rio utilizando XPTO que, para o efeito, significaria DES-PE-TE-(E)-NADA... As quatro letras ficaram, então, ligadas a algo sem sentido...Se uma coisa era indecifrável ou imprestável era, com certeza, XPTO...
Ora, X.P.T.O. é a palavra grega CHRISTÓS, que quer dizer...Cristo... A sigla era usada há séculos como significando algo formidável, divino, magnifico. Na verdade, o X representa o QUI grego, o P = RÓ, o T = TAU e o O = ÓMICROM...O nosso velho XPTO deu, sem dúvida, uma grande cambalhota...
-o-

OS TARDÍGRADOS...

Os Tardígrados são pioneiros prováveis mas mal conhecidos...Eles são os heróis pouco conhecidos da conquista dos continentes pelos animais. Apesar das suas dimensões - cerca de 1 milímetro - estes organismos têm dois olhos, quatro pares de patas articuladas e cutícula rígida. Existem por toda a superfície da Terra, mesmo em ambientes mais extremos (gelos polares, fundos oceânicos). Os seus ovos podem ser levados pelo vento a centenas de quilómetros. As radiações ultravioletas não os incomodam e sobrevivem a temperaturas inacreditáveis ( -273 a + 150 graus centígrados). O mais espantoso é que só são activos na presença de água em estado líquido e quando esta falta (por evaporação ou congelação) os tardígrados entram em dormência e assim se mantêm até que as condições voltem a ser favoráveis; esta fase de vida latente pode durar anos, até mesmo séculos; uma equipa de investigadores japoneses terá "acordado" tardígrados conservados em gelo há mais de 100.000 anos...O mais antigos indivíduos conhecidos datam de -65 milhões de anos, mas é provável que existissem muito antes disso. As suas incomparáveis capacidades de sobrevivência tornam-nos em excelentes candidatos a pioneiros da colonização da terra firme.
-o-

THE BIG ONE...

Posted by Picasa

IRREQUIETUDE...

Sempre que se fala ou se pensa em Mourinho, eu recordo uma canção do António Variações que refere alguém que só gosta de estar onde não está...Dir-se-ia que ele estava a pensar no "special one" quando compôs a obra...Na realidade, José Mourinho, nos últimos dez anos, já treinou quatro equipas grandes e prepara-se para a quinta, quiçá aquela para a qual se vem preparando desde sempre, uma espécie de cereja no topo do bolo ainda antes dos cinquenta anos de idade...É obra e, como não cabe no domínio da lógica ter tanta sorte tantas vezes em tão pouco tempo, só resta concluir que o nosso homem é, mesmo, um génio da bola, possuindo aquele "toque de Midas" tão raro, infelizmente para nós, simples mortais. Por isso, nem sequer me atrevo a desejar-lhe sorte no Real Madrid, essa autêntica via-láctea do futebol mundial, pois é capaz de dar azar!
-o-

EFEMÉRIDES ...

31 DE MAIO
-o-
1492
Os Reis Católicos subscrevem um decreto que determina a expulsão dos judeus de todos os seus reinos no prazo de quatro meses.
-o-
1879
A Empresa Siemens coloca em funcionamento em Berlin o primeiro combóio eléctrico.
-o-
1930
Nasce o actor Clint Eastwood.
-o-
1976
Entra em vigor em Espanha a lei do direito de reunião.
-o-
2002
O Parlamento jugoslavo ratifica o fim da Jugoslávia e o nascimento do novo Estado da Servia-Montenegro.
-o-
2006
Informação publicada pela revista Nature fixa em de há cerca de 45 milhões de anos a data de formação do Oceano Glaciar Artico onde, no início, se registavam temperaturas tropicais.
O numero agora divulgado é bastante superior ao que antes vigorava.
-o-

domingo, 30 de maio de 2010

JOÃO NICOLAU DE MELO BREYNER...

No momento em que escrevo estas linhas decorre em Lisboa um mega-espectáculo que celebra os 50 anos de actividade artística deste homem dos sete instrumentos no domínio do teatro, da televisão e do cinema...Um artista de primeira água e um Homem de rara sensibilidade! Obrigado, NICOLAU, pelas muitas horas de Arte que tive o privilégio de partilhar consigo!
-o-

OS BELOS VELEIROS...

Posted by Picasa

E A MONTANHA PARIU OUTRO RATO...

Sob proposta do seu Secretário Geral, o Partido Socialista acaba de considerar Manuel Alegre seu candidato à Presidência da República, fazendo, assim, um ramalhete pouco habitual com o Bloco de Esquerda...Mau grado, no entanto, algumas vozes se levantaram contra esta tomada de posição do PS e ate houve quem tivesse abandonado a assembleia antes da votação... Isto, claro, sem falar da claríssima oposição de Mário Soares que jamais perdoará a M.Alegre te-lo batido nas ultimas Presidenciais... Digamos que este apoio, além de um tanto tardio, perece um pouco envergonhado, mas há quem diga que, nesta altura do campeonato os socialistas não tinham alternativa ao "sapo" Alegre...Da mesma forma que o PSD não tem alternativa ao outro, apezar do ruído de fundo da direita católica...Enquanto tudo isto, Alegre vai desfolhando a rosa: "Amo-os, odeio-os...amo-os, odeio-os..."
-o-

NOVO CAPITOLIO...

Este será, em 2011, o aspecto do novo Teatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa. As obras já começaram pelo que talvez convenha, desde já, fazer algumas preces a Santa Engrácia...
-o-

PROVA DE AMOR...

Posted by Picasa

MAQUINA DE GUERRA...

É IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE DE PROJÉCTEIS QUE
ESTA MÁQUINA CHINESA DE DESTRUIÇÃO CONSEGUE
TRANSPORTAR...Posted by Picasa
-O-

DEFICIENCIAS...

Posted by Picasa

EFEMÉRIDES ...

30 DE MAIO
-o-
1265
Nasce Dante Alighieri, poeta florentino.
-o-
1498
Colombo parte de Sta. Lúcia de Barramada para a sua terceira viagem à América.
-o-
1588
Parte de Lisboa a Armada Invencivel espanhola que heveria de ser derrotada pelos ingleses.
-o-
1778
Morre Voltaire, romancista francês.
-o-
1920
A heroína francesa Joana d'Arc que havia sido queimada na fogueira em 30 de Maio de 1321, é canonizada.
-o-
1938
A Alemanha anexa a Checoslováquia.
-o-
1942
Mil aviões ingleses bombardeiam a cidade alemã de Colonia no decurso da II Grande Guerra.
-o-
1966
Morre Boris Pasternak, romancista russo.
-o-

sábado, 29 de maio de 2010

EUROFESTIVAL DA CANÇÃO...

ESTA É LENA MEYER-LANDRUT, 19 ANOS,
GRANDE VENCEDORA DO EUROFESTIVAL DA CANÇÃO
CANTANDO PELA ALEMANHA, ESTA NOITE, EM OSLO. UMA VEZ MAIS,
NO ENTANTO, SE NOTOU A INFLUENCIA DE ENTENDIMENTOS REGIONAIS NA
CONTAGEM FINAL DOS VOTOS, COM ALGUNS PAÍSES VIZINHOS
ATRIBUINDO-SE, ENTRE SI A PONTUAÇÃO MÁXIMA,
EXCEPÇÃO FEITA À ESPANHA, QUE DEU
A PORTUGAL 6 PONTOS, DEPOIS
DE TER RECEBIDO 12,
CÁ DA MALTA!
FEITÍOS...
-o-

KEVIN RICHARDSON...

Posted by Picasa

É MONTAGEM, MAS...

Posted by Picasa

NEW LOOK....

Michelle Obama ostenta um par de brincos desenhados por BOCHIC, que também atende outras celebridades como Angelina Jolie, Hable Barry, Hifany Sward, Sanders Bullock e Eva Mendes...
-o-

A SAUDE ESTÁ PRIMEIRO...


BRASÍLIA - O Ministro da Saúde do Brasil acaba de revelar que, segundo um estudo realizado nos EE.UU. nos últimos cinco anos, o sexo é um preventivo de primeira ordem contra a hipertensão.
Em consequencia - segundo afirma o Ministro do Interior - muita gente já anda utilizando a masturbação como genérico...

SCOLARI NOS ACUDA !

Posted by Picasa

POR DEBAIXO DOS PÉS...

Posted by Picasa

EFEMÉRIDES ...

29 DE MAIO
-o-
1453
Os turcos invadem e conquistam Constantinopla.
-o-
1461
Termina a batalha de Towton na qual pereceram mais de 28.000 homens, naquela que foi a mais sangrenta de todas as guerras de sucessão da Corôa inglesa, denominada de "A das Três Rosas", em que se confrontaram os "York" e os "Lancaster".
-o-
1660
Carlos II da Inglaterra é coroado rei após a morte de Cromwell.
-o-
1791
A frase "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é pronunciada pela primeira vez na Sociedade dos Amigos dos Direitos Humanos.
-o-
1915
O Movimento Maçon força a renúncia de Manuel de Arriaga como Presidente da Republica de Portugal, sendo substituido por Teófilo Braga.
-o-
1917
Nasce John Fitzgerald Kennedy
-o-
1953
O neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay atingem, pela primeira vez na História, o cume do monte Everest, nos Himalayas.
-o-
1982
Morre a artista alemã Romy Schneider.
-o-
1990
O reformista-radical Boris Yeltsin é eleito, à 3ª volta, Presidente do Conselho de Ministro da República Soviética da Russia.
-o-
2000
A Autoridade Fiscal da Indonésia decreta a prisão domicilar do general Suharto por apropriação indevida de milhões de dólares destinados a Organizações de Apoio Humanitário.
-o-
2007
O justiça chinesa condena à morte o Director da Administração Central do Alimento e do Medicamento, por aprovar fármacos mediante suborno para não passarem pelo controle sanitário.
-o-
2009
Os serviços de segurança do Pentágono, Estados Unidos, confirmam que em 2008 as instalações foram alvo de um numero recorde de ataques da rede informática: 360 milhões...
-o-

sexta-feira, 28 de maio de 2010

EFEMÉRIDES ...

28 DE MAIO
-o-
1357
D.Pedro I é coroado Rei de Portugal, sucedendo a seu pai D.Afonso IV.
-o-
1779
Nasce o escritor irlandes Thomas Moore.
-o-
1813
As tropas franscesas abandonam Madrid não antes de se apoderarem de largas riquesas e obras de arte.
-o-
1871
É posto fim à Comuna de Paris, governo insurrecional frances formado após a revolução de 18 de Março daquele ano.
-o-
1917
O Parlamento britânico aprova a lei do sufrágio feminino que, no entanto, apenas concede o direito de voto às maiores de 30 anos que sejam mães de família.
-o-
1926
O general Gomes da Costa proragoniza um golpe militar em Portugal.
-o-
1952
As mulheres gregas obtêm o direito ao voto.
-o-
1978
É legalizado o aborto em Itália.
-o-
1982
João Paulo II é o primeiro Papa a visitar o Reino Unido depois do cisma religioso.
-o-

quinta-feira, 27 de maio de 2010

OS BELOS VELEIROS....

Posted by Picasa

KEVIN RICHARDSON...

Posted by Picasa

DETENHAM A CATÁSTROFE...

Posted by Picasa

DAS ORIGENS DO CR9...

Agora que a Blogosfera de inspiração crioula se mostra ao rubro contra a forma como os portugueses trataram os elementos da selecção de Cabo Verde, dizendo cobras-e-lagartos de tudo e todos com especial relevância de críticas a CR9, recordemos algo que o D.N. da Madeira escreveu em Janeiro de 2009, acerca de uma senhora de nome ISABEL ROSA DA PIEDADE que, há já muito tempo, tinha ela 16 anos, resolveu abandonar a Praia de S.Tiago de Cabo Verde e rumar à ilha da Madeira.
Ali casou com José Aveiro e foi mãe de Humberto que haveria de casar com Filomena, mãe de Dinis, pai de Cristiano Ronaldo, cuja avó parece ainda viver, aos 82 anos...Pois é, as coisas nem sempre são tão lineares com a gente gostaria que fossem, nem as pessoas são todas elas iguais umas às outra e é sempre arriscado confundir a árvore com a floresta...Não me parece que um fraquíssimo jogo de futebol seja motivo para recalcar ódios herdados de outros futebóis, com outros treinadores, outros jogadores e outros interesses (ou falta deles...)...Afinal de contras, somos todos, pelo menos, primos uns dos outros. Que a Paz seja connosco!
-o-

CINEMA NA MATA ...

Cinema ao ar livre no acampamento de Baralha, Sanguedo, Santa Maria da Feira. Até ao próximo sábado e no âmbito do Festival Imaginarius, o publico poderá visionar quase 50 vídeos projectados entre as árvores e nas casas das 19 famílias do clã Monteiro. O realizador Marco Martins e a actriz Beatriz Batarda foram convidados a conceber uma produção em que o teatro, a fotografia e o vídeo ajudassem a melhor compreender a cultura dessa comunidade.
Fonte RTP
-o-

EFEMÉRIDES ...

27 DE MAIO
-o-
1564
Morre Calvino, teólogo reformista protestante frances.
-o-
1895
Oscar Wilde é condenado a dois anos de cadeia pela prática do crime de homossexualidade.
-o-
1910
O Senado italiano renova a proíbição de se realizarem procissões religiosas nas ruas.
-o-
1941
Barcos de guerra ingleses afundam o couraçado alemão "Bismark" naquela que era a sua primeira intervenção na guerra depois de ter sido lançado à água.
-o-

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PALESTINA-GAZA....


COSMOFAGIA....

Chama-se WASP-12b e é um planeta da Via Láctea que, em risco de instinção, está sendo "absorvido" pelas estrelas vizinhas.
-o-

AGARRA QUE É LADRÃO !!!!...







O Japão inventou um "robot" caça-ladrões de comprovada eficiencia: em N.Yorque, apanhou 1.500 nos primeiro cinco minutos;em Xangai, deteve 3.500 no mesmo tempo e, no Cabo,
capturou 6.000 larápios em 6 minutos..
Em Portugal...roubaram a
"porra do robot" no primeiro minuto!

CENSURA...

Paquistaneses manifestam-se contra o bloqueamento do FACEBOOK e do YOUTUBE...
-o-

POMPA E CIRCUNSTANCIA...

Quando se trata de "pompa e circunstância" nada nem ninguém consegue bater os ingleses. Esta de colocar a Rainha a explicar ao Parlamento o programa do novo Governo Britânico, lembraria a muito poucos... Isabel II elegeu como primeira prioridade a redução do défice, enquanto sobre a sua cabeça dois mil diamantes cintilavam na coroa monumental...Tradições!
---oooOooo---
Fonte-RTP

OS BELOS VELEIROS...

Posted by Picasa

DIA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES...

A NOSSA HOMENAGEM AOS SOLDADOS
DA PAZ DE PORTUGAL...

terça-feira, 25 de maio de 2010

ETERNOS...

Posted by Picasa

JOGO, TREINO OU DIVERSÃO ?!...

Jogo, não foi certamente
E os treinos não são assim:
Foi, se calhar, diversão
Que parecia não ter fim...
-o-
Efectivamente ontem, na Covilhã, o futebol deu má conta de si, muito por culpa dos jogadores portugueses que pareciam uma equipa de "futsal" em câmara lenta a jogar de pantufas contra uma equipa arrumadinha e com a lição bem estudada, ou seja, que marcou curto ocupando todo o seu meio campo e deixando os atiradores portugueses longe da da sua área e contando com um guarda-redes mais-do-que-suficiente para as escassas ocasiões de perigo real que a baliza caboverdeana sofreu. Mesmo resguardando-se de entradas mais viris e reduzida a equipa a dezelementos durante quase toda a segunda parte, a equipa portuguesa tinha a obrigação de ter feito muito melhor, por respeito aos espectadores, por respeito aos seus adversários, por respeito a si própria... Assim, como reza uma "coladera" conhecida em Cabo Verde, serviram à gente "canja sem galinha"... Sem galinha, sem sal, sem gosto, imprópria mesmo para doentes terminais...Agora ficamos à espera que o "cozinheiro" Queirós trate de educar o paladar e, para a próxima, nos sirva uma caldeirada à maneira, bem apurada ao ultimo pormenor. Isto mau grado o facto de o "cozinheiro" ter escolhido alguns ingredientes fora de prazo e outros, decerto, por engano...Não queremos citar nomes mas, de jogadores que durante toda a época provaram estar em tão baixa de forma que nem jogavam os seus clubes, o que haverá para justificar a sua convocação? Teimosia, simpatia pessoal? Que Deus nos valha!
---oooOooo---

AO CORRER DA PENA...

LOUÇÃ é aquilo a que eu chamaria uma refeição completa: sopa, prato, fruta, pão e vinho e, como não podia deixar de ser, o arroto final...Há dias, falando para os seus apaniguados, dizia, a propósito do que ele chama de falta de medidas a sério para combater a crise, que andam a entreter a malta, primeiro com a visita do representante de Deus na Terra referindo-se ao Papa - e, agora, com a novela do deus dos relvados - referindo, claro, a Mourinho... É que, seja qual for o assunto, a audiência e hora e o local, ele debita sempre o ódio e o fel todo, disparando em todas as direcções e exaurindo as munições pois na óptica dele, está tudo e todos errados, ninguém é capaz de coisa nenhuma são todos uns incompetentes...um chorrilho... Uma parte muito grande disto tem que ser pura encenação pois eu não a credito que um professor universitário competente e inteligente possa acreditar em metade daquilo que o político diz...É uma pena pois ele até seria um liberal simpático a quem eu seria capaz de dar o meu voto...
---oooOooo---

EFEMÉRIDES ...

25 DE MAIO
-o-
1720
A peste penetra em França, transportada por um navio que escala o porto de Marselha.
-o-
1883
Bismark impulsiona o seguro de doença na Alemanha que assim obtem o estatuto de pioneira em matéria social.
-o-
1914
A Irlanda obtem o estatuto de autonomia limitada.
-o-
1947
O Senado dos EUA aprova o Acto Nacional de Segurança que cria a CIA.
-o-
1968
Inicia-se o processo Cortegan contra sete colaboradores da empresa Grunenthal pela sua responsabilidade nas doenças provocadas pela Talidomida.
-o-
1999
O telescópio espacial Hubble estebelece a idade do universo em 12.000 milhões de anos, 3.600 milhões menos do que se pensava até então.
-o-
---oooOooo---

segunda-feira, 24 de maio de 2010

TARZAN...


Este foi o primeiro "Tarzan" cinematográfico que eu conheci...Na altura, eu nem sabia que ele havia nascido na Hungria, de família alemã e norte-americano por naturalização, baptizado como Johan Peter Weissmuller, mais conhecido por Johnny Weissmuller, TARZAN para os amigos do cinema. Morreu em 1984, com 8o anos de idade...
---oooOooo---

MISS INDIA/MISS MUNDO 2010...