Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

CAMPEÕES...

Os ginastas-acrobatas portugueses SONIA ROLÃO e GONÇALO ROQUE, conquistaram a Medalha de Ouro na categoria do Combinado "All Around" dos Campeonatos da Europa de Ginástica Acrobática que hoje terminaram em Vama, na Bulgária.
Acrescentar que o mesmo par conseguiu o 4º lugar na categoria de Pares Mistos, dos mesmos Campeonatos.
Parabens à dupla!

PEREGRINAÇÃO...

A minha relação emocional com o "Senhor das Areias", numa espécie de "Peregrinação" entre S.Vicente, S.Nicolau, Sal e Brava, nos anos 50 do século passado...Está tudo no "Praia de Bote", com "link" aqui ao lado. Confiram...

A NOITE FEITA DIA...

PORTO - DESTINO RECOMENDADO...

A "Lonely Planet", maior empresa mundial na produção de guias e mapas turísticos, que é propriedade da BBC, acaba de incluir a cidade do Porto na lista dos 10 melhores destinos para o ano de 2012...
A lista começa com o Noroeste dos USA (New York, Boston, Washington), seguindo-se Tokyo, no Japão e o Tajaskistão. EM 4º aparece o Porto, o que é uma distinção da maior importancia pois para a maioria dos viajantes habituais, as recomendações da Lonely Planet são sagradas.
A seguir ao Porto aparecem o Lesotho,  Iguita, no Peru, S.Francisco (USA), Ohrid na Macedónia, o Delta do Mekong no Vietname e Mérida, no México... Está, pois, de parabéns, a Mui Nobre, Invicta e Sempre Leal Cidade do Porto!

ESTÁ CIENTIFICAMENTE PROVADO...

sábado, 29 de outubro de 2011

O MILAGRE JAPONÊS...

Dizem que é por alturas das grandes tragédias que costumam acontecer os maiores milagres...Creio que é o que está a acontecer, neste momento, lá para os lados do Sol Nascente. Na verdade, enquanto o mundo se debate nos escombros de de uma crise financeira sem precedentes, o Japão anuncia que a sua taxa de desemprego é de 4,3%, ou seja, menos de metade da de Portugal, por exemplo, e cinco vezes menos do que a de Espanha ...E tanto mais me convenço estar na presença de um milagre, quanto é certo que o Japão será o país em que se esperaria que o uso e o abuso de soluções tecnológicas avançadas em todas as latitudes do desenvolvimento, poderia deixar um maior  numero de desempregados sobre o terreno; todavia, isso parece não ter acontecido...De resto, sabendo-se que os japoneses são, se não os mais, serão, no mínimo um dos povos mais produtivos do Mundo, o que, explicado de outra maneira que dizer que para fazer uma determinada tarefa são necessários menos japoneses do que qualquer outra etnia, também seria causa de algumas sobras de mão-de-obra o que também parece não ter acontecido. Estamos, pois, e definitivamente, na presença de algum milagre que talvez alguém do Vaticano saiba explicar...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FUNDAÇÃO ANTIGO LICEU GIL EANES,,,

No âmbito das iniciativas da Fundação do Antigo Liceu Gil Eanes" avulta o LIVRO DE MEMÓRIAS DO LICEU GIL EANES, que tinha como horizonte temporal para a sua realização o biénio 2010/2011.
Segundo julgamos saber aínda só se conseguiram reunir cinco colaborações o que, convenhamos, é pouco mais do que,,,NADA!
É caso para perguntar onde param os afamados "gilistas" muito ciosos da sua escola, dos seus anos de estudo, dos seus colegas? Onde param os poetas e os prosadores, fruto de tantas gerações de alunos brilhantes? Onde param os meus companheiros de caminhada para as fontes do saber? Onde param os palradores que eram capazes de falar horas a fio sobre tudo e sobre nada e, agora, ficam mudos à solicitação de soltarem as suas memórias? Onde estão, afinal os ex-alunos do ex-liceu que lhes moldou o ser e lhes abriu a mente à aventura do conhecimento? Acordem, gente, acordem mulheres e homens capazes de dar um pouco de si para que a memória de tantos se preserve e onde as gerações vindouras possam ir beber alguma da nossa extraordinária experiência...Escrevam, contem as vossas visões, experiências e sonhos, escrevam, até que a mão vos doa...
Destino - www.memoriasgilistas.com

ESTATUA DA LIBERDADE...

INAUGURADA A 28 DE OUTUBRO, HÁ 125 ANOS...

DIA DOS CRIOULOS...

 28 DE OUTUBRO


DIA INTERNACIONAL


DAS LINGUAS E DAS


CULTURAS CRIOULAS... 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SUI GENERIS

ILHA DE SANTO ANTÃO...



HOTEL PAÚL-MAR
POMBAS DE PAÚL
SANTO-ANTÃO - CABO VERDE
TEL. 002382212323
www,sci.cv

A PASSO DE CARACOL...

Foi com este sorriso idiota que os dezassete mais importantes cabeças da União Europeia, saudaram as conclusões a que conseguiram chegar depois de uma reunião maratona que os deve ter deixado a todos nas lonas...Claro que todos nós - e eles também - sabemos da razão do sorriso forçado, quase amarelo se não fosse verde: é que essas 12+5  cabecinhas pensadoras levaram um ano e dezenas de cimeiras para encontrar soluções que já eram conhecidas...há mais de um ano, por todos e mais eles...Quantos milhões de euros custou esta indecisão criminosa aos bolsos daqueles que vão pagar as más contas dos gregos? E se a "gripe-grega" espirrar para cima da Itália, quem e o quê defenderão o Euro? Bananas! Autenticas e sul-americanas bananas é o que mais parecem estes dirigentes de meia-tigela no meio das quais a figura grotesca de Berlusconi, sobre cujos ombros pesam acusações gravíssimas, sobressai, como exemplo acabado do politico corrupto, emproado e de criminoso fugido à justiça...Como pode uma Europa milenar, berço da Civilização e do Humanismo ter no seio da sua cúpula dirigente tal figura de ópera-bufa?!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O CAMALEÃO...

Não consigo engolir este tipo...Se calhar, era capaz de o adorar, se ele tivesse passado do PS para o PSD...Mas não: o meu antagonismo é visceral, desde que o homem, enquanto militante do CDS foi  Ministro e tive que, a  nível profissional, engolir alguns sapos na condução  de querelas de importação entre o  Ministério e a empresa que eu servia...Nem, sequer, a circunstancia de ter levado a carta a Garcia me amansou as iras e o antagonismo pessoal e institucional pois já na altura o sujeito tinha ar de soba, todo ele intransigencia, nunca sendo o que parecia nem parecendo o que era - apenas um individuo do tamanhinho que o gesto acima denuncia...Político tipo zig-zag, escorregadio, indeciso, daltónico, alimentando-se da querela, da maledicência, da discussão rasteira, não admira a volta de 180 graus que imprimiu ao seu percurso politico depois de uns anitos na penumbra quáse total, seguindo o rasto desse outro mestre do mimetismo politico, Prof. Dr. Freitas do Amaral de quem, certamente, será fã!

OS "TOSTÕES" DO CLÃ KADHAFI...

O Fundo de Investimentos Líbio, que era administrado pela família do coronel e que foi constituído com os lucros provenientes da venda do petróleo, era (ou ainda é...) de 70.000 milhões de dólares o que lhe permitia manter interesses e negócios em praticamente todo o Mundo.
Na Inglaterra pagou 400 milhões de dólares por 3% da Pearsons, empresa por detrás do Financial Times; comprou por 200 milhões o grupo de edifícios da Oxford Street conhecidos como Portmans House; comprou por 120 milhões um edifício para escritórios frente ao Banco de Inglaterra.
Nos Estados Unidos tem uma forte aliança com o Grupo Carlyle.
Na Áustria, detém 15% do maior fabricante mundial de tijolos, a Wienerburger.
Na Itália, detém 7,5% da Juventus, 2% da Frameccanica, fabricante de armas, 7,5% do Uni Credit, um dos maiores Bancos da Itália e 2% da Fiat.
Na Turquia, foram pagos 200 milhões dólares por 5% das acções da Embash, construtores e empreendedores.
Ma Rússia, detém 1% da fabrica de alumínios UC Rusal.
No Brasil, dispunha de 500 milhões de dólares para a compra de terrenos ao longo do país.
Na África, detém 8 empresas de telecomunicações e 24% da Circle Oil, exploradora de gás na região.
Na Jordânia, 13% do Fundo de Investimentos da Zara jordana.
Agora, imagine-se  quantas escolas, quantos hospitais, quanta assistencia social, quanta melhoria do nivel de vida, enfim, se poderia ter alcançado com os lucros de todos estes negócios?!.

QUEM CAGA EM QUEM ?!?...

Grypa666's Blog

INDIFERENTE, A HUMANIDADE IGNORA...

CHUVA ABUNDANTE SOBRE S.VICENTE...

FOTO: Kiki Souleh
OUTRAS FOTOS SOBRE O MESMO TEMA EM

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONSUMIR-IMPORTAR-EXPORTAR...

Trago este assunto à "primeira página" pois as dúvidas de um amigo quanto ao interesse e legitimidade de recomendar às pessoas que consumam o que é português me levam a acreditar que o assunto possa ter mais interesse do que denunciam os problemas dos produtores de milho...
Antes do mais, vamos a uma pequena lista com os itens mais exportados pelo nosso país e, já aqui, vai haver algum espanto:
 1.MAQUINAS E APARELHO´..... 15%
2.VEÍCULOS E OUTRO ................ 13%
3 METAIS COMUNS ....................... 9%
4.PLÁSTICOS E BORRACHA ....... 7%
5 COMBUSTÍVEIS MINERAIS.......  7%
6 PRODUTOS QUÍMICOS .............   6%
7 VESTUÁRIO ................................   6%
 8 PASTA DE PAPEL E PAPEL .....  6%
 9 OUTROS .....................................    5%
 0 MINÉRIOS E MINERAIS ..........    5%

Só a seguir a esta lista é que aparecem os produtos agrícolas e os alimentares, com 5% cada, os têxteis, também com 5%, e finalmente, o calçado e a cortiça e madeira com 4%, cada... No que toca às importações, temos:
1 MAQUINAS E APARELHOS ....... 16%
2 COMBUSTÍVEIS ..........................  15%
3.VEÍCULOS E OUTROS ................  15%
4 PRODUTOS QUÍMICOS ..............  10%
5 PRODUTOS ALIMENTARES ....... 10%
6 PRODUTOS AGRÍCOLAS.............   9%
7 TÊXTEIS .........................................  3%
 8 PASTA E PAPEL ............................  3%
 9 VESTUÁRIO ...................................  3%
 0 MINERAIS ......................................  1%

Desde há já algum tempo que se tem conseguido equilibrar estas duas actividades, especialmente, graças aos aumentos progressivos dos índices das exportações. Mau grado, no entanto, mantém-se, ainda, um fosso considerável no sector dos produtos agrícolas e alimentares onde ainda importamos o dobro do que exportamos, o que representa uma fatia importante do que consumimos...
Ora, uma forma de progressivamente ir diminuindo tal fosso será aumentar o consumo do produto nacional o que, obviamente, leva à diminuição das importações reduzindo-se assim, o dispêndio de fundos que podem ser canalizados para sectores de actividade mais rentáveis no esforço de recuperação económica que urge.
Por outro lado, aumentando a procura aumentam os créditos do comércio e da industria o que pode libertar meios para a modernização do sector e consequente aumento da produtividade e, em ultima análise crescem os depósitos bancários e a possibilidade de a Banca injectar capital no sector produtivo, dinamizando-o.

ARQUIVO CULTURAL...

IMAGINE UM SITIO ONDE V. PODE, GRATUITAMENTE:
- VER AS GRANDES OBRAS DE DA VINCI,
- ESCUTAR MUSICA EM MP3 DE A.F.,
- LER MACHADO DE ASSIS, EÇA DE QUEIROZ, A DIVINA COMÉDIA,
- TER ACESSO ÁS MELHORES HISTORIAS INFANTIS E VÍDEOS DA TV ESCOLA,
- CONSULTAR ARTIGOS CIENTÍFICOS
E MUITO....MUITO....MUITO MAIS !!!
SÓ DE LITERATURA PORTUGUESA SÃO 732 TÍTULOS...
-oOo-
E É IMPORTANTE QUE O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS
ACEDA A ESTE SITIO POIS, DADA A BAIXA FREQUÊNCIA ACTUAL,
CORRE-SE O RISCO DE VIR A SER CANCELADO, PERDENDO-SE
ASSIM, UMA EXTRAORDINÁRIA FERRAMENTA CULTURAL GRATUITA!
USE
ABUSE
E DIFUNDA...

O PODER DA SUGESTÃO.....

ESTATISTICAS...

VISUALIZAÇÕES:
Dia 22...............208
Dia 23...............168
Total...........117.238

domingo, 23 de outubro de 2011

DESLEALDADE CRIMINOSA...

Portugal é razoável produtor de´milho mas, na realidade, consome muito maia do aquilo produz...Por via do Verão prolongado  apanha da campanha em curso foi já iniciada verificando-se uma corrida às estruturas de armazenagem, que também não abundam....Nada disto teria importancia de maior não fora a "coindidencia" de, neste momento, haver um barco a descarregar, em Aveiro, uns milhares de toneladas de milho importado dos paises de leste, decerto a preços bem baixos...Os importadores intermediários e grandes armazenistas estão, assimn, a provocar uma concorrencia com todo o aspecto de desleal provocando uma baixa de preços artificial que apenas perejudica os produtores nacionais...
Em plena  campanha para comprar português, esta atitude dos importadores nacionais de milho é, no mínimo, criminosa e ameaça fazer enfraquecer ainda mais a já de si super fraca economia nacional...Não terá o Estado uma palavra a dizer ou continuamos a afundar-nos neste lamaçal da economia selvagem?

A HIPOCRISIA DESPUDORADA...






MANTER OS PREÇOS BAIXOS...

Manter preços é uma política comercial que leva a uma coisa importante que é a fidelização...Mas é necessário que os preços se mantenham, mesmo, baixos e não que apenas pareçam, salvo o que, em tal caso,  entramos no domínio da falcatrua...
É o caso de uma cadeia de super mercados que há muito, muito tempo,  vende uma embalagem de 200 gr de mirtilos por €2,99...e toda a gente achava muito bem, que assim é que era, enfim, um nunca acabar de aplausos a uma politica que defende os interesses do cliente, etc. e tal... Só que - há sempre um "só que" nestas coisas - alguém verificou, um dia, que a embalagem de 200 gr. afinal, já só pesava 150 gr...Ficou atento e, tempos depois, constatou que a embalagem de mirtilos tinha emagrecido para 125 gr...Ou seja:
Um quilo de mirtilos, que começou por custar €14,95, meses depois, custava já €23,92,  não admirando, assim, que a dita cadeia de super mercados apresente, todos os anos, lucros fabulosos...Será que este tipo de actuação não dá direito a cadeia?

REVOLTANTE...

Toda a gente conhece já a história arrepiante da criança chinesa três vezes atropelada e dezoito vezes ignorada enquanto a sua vida se extinguia, inexoravelmente, no asfalto frio de uma qualquer rua de um qualquer cidade da imensa China...Esta foto pretende dar corpo à nossa revolta pela indiferença assassina que vitimou a criança inocente, num exemplo terrivel de total desrespeito pela vida humana, mãe do egoísmo e  do egocentrismo que se vai apossando das sociedades modernas, com  a destruição total de vectores de convivência e de respeito mútuo que eram os seus alicerces. Creio que uma parte importante da minha fé na Humanidade acaba de falecer...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MAX GEHRINGER, DIXIT...

NÃO EDUQUES OS TEUS FILHOS PARA SEREM RICOS,,,
EDUCA-OS PARA SEREM FELIZES!
ASSIM, ELES SABERÃO O "VALOR" DAS COISAS
E NÃO O "PREÇO" DELAS!

MUAMMAR ABU MIYAR AL-GADDAFI...

O nome era tão pomposo como o próprio e como o cenário de Mil-e-uma-noites que o acompanhava, onde quer que fosse e do qual emergia, como um deus, a figura, por vezes grotesca, do coronel, todo-poderoso que tudo podia e tudo fazia, sob um olhar frio e acusador, capaz de matar um inimigo de terror antes que a morte física o alcançasse...Senhor de uma fortuna de muitos milhões (só (!) 1.300 milhões estão na Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa...) sugou as riquezas do país até à medula, para subsidiar a construção de um império familiar a quem tudo era permitido...
Com os exageros que se lhes reconhecem, os líbios festejam a morte do tirano enquanto os líderes mundiais que ontem se reverenciavam ao poder do petróleo que ele representava, se juntam ao coro da populaça na sua dança macabra tentando, a todo o transe, estar na linha da frente quando começar a distribuição dos despojos...Le roi est mort, vive le roi!

PARECE QUE FOI ONTEM...

NA PASSAGEM DO SEU TERCEIRO ANIVERSÁRIO,
O  "ARROZCATUM" SAUDA TODOS OS COLEGAS
DESTE NOSSO MARAVILHOSO MUNDO GLOBAL E
AGRADECE A TODOS QUANTOS, AO LONGO DESTES
MAIS DE MIL DIAS, O HONRARAM COM AS SUAS MAIS
DE 116.000 VISITAS...BEM HAJAM!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

GREVE - DIREITO OU OBRIGAÇÃO?...

Greve geral não é quando o pais está geralmente em greve, é quando, em geral  o país está todo em greve, com as inúmeras excepções que estas generalidades sempre proporcionam,,,Aliás, o que mais me espanta é a extraordinária oportunidade com que estas gerais são marcadas ou seja, quando a malta, ao que parece, precisa trabalhar ou, pelo menos, produzir mais e melhor para pagar os prejuizos de se ter andado a gastar o que não havia, pumba, marca-se uma geral para compensar a meia hora a mais do OGE e o final das pontes de calendário e, durante um dia de luta e "dolce fare niente", gritam-se frases ribombantes, com umas centenas de milhares, milhões ou escassas dezenas conforme a perspectiva politica da contagem das cabeças reunidas de acordo com organigramas precisos e exactos como as investidas da Al Qaeda, merendas, transportes, enfim, uma organização que dá água pela barba aos luzidios e bem alimentados secretários-gerais das centrais sindicais...Depois há entrevistas, mesas redondas com algumas bestas-quadradas, "talk-shows", noticiários, reportagens, comentários, etc., em que todo o mundo repete à exaustão tudo o que já disseram antes e dirão depois mas fica sempre a dúvida de se saber se as gerais são direitos ou obrigações...Cá por mim, acho que são um direito porque, de obrigações, está provado que os trabalhadores portugueses, do estado e os outros, querem é distância...

TÃO AMIGOS QUE ELES SÃO...

O P.M., no exercício do seu mandato, prepara, com os seus min istros, o OGE para 2012 e logo se levanta um coro de lamentos aos mais diversos níveis protestando-se a torto e a direito contra o "roubo" dos subsídios de natal e de férias aos "pobres" servidores do Estado, vai tudo morrer à fome, vão fechar as lojas todas porque as pessoas não têm dinheiro para comprar seja o que for os trabalhadores mal alimentados ficam mais fracos e passam a trabalhar ainda menos e a breve trecho, a única coisa que ainda funciona são os hotéis de luxo e os campos de golfe...A situação é tão trágica que até o PR veio dizer que se está a ir longe de mais (se=o governo...) que se está a deitar à urtigas o principio constitucional da equidade - que dizer - ou pagam todos ou não paga ninguém a só os funcionários públicos, nunca...A tirar o tapete ao Governo, autênticamente, o senhor PR ameaça, até, vetar o orçamento se... Mas, pergunto eu, o PM não fala destas coisas ao PR nas reuniões semanais? O PM não  vai dando ao PR dados sobre a elaboração do OGE? Não teria sido melhor para tudo e para todos, ter-se evitado esta trica palaciana, que veio complicar ainda mais o que já não era nada fácil? Às vezes chegou a pensar que a única pessoa equilibrada neste país sou eu! Serei?

QUESTÃO PERTINENTE...

Por e.mail (Paulo Azevedo)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PRESÉPIO 2011...

RECOMENDADO PÉLO BISPO
D. JANUÁRIO TORGAL FERREIRA...

OS MERCENÁRIOS DA SELECÇÃO...

Dias atrás ouvimos um comentador de uma das nossas TVs dizer que os adeptos do futebol já se começavam a sentir algo fatigados com a falta de entrega de alguns jogadores da equipa "A" que parecem jogar na selecção a contra-gosto...A Federação Portuguesa de Futebol também assim deve pensar, pois só assim se entende que, segundo consta, se prepare para presentear os ditos com 112.000 euros, cada um, caso vençam o jogo do "play-off" que falta à selecção para se apurar para o Europeu de 2012...Isto, depois de terem andado, jogo após jogo, a dar provas de um vergonhosa falta de interesse, jogando nos limites mínimos de todos os parâmetros exibicionais, numa atitude de primas-donas que, pelos vistos, não passam de "peseteros" que só se assumem e dão o litro se para isso forem  pagos a peso de ouro quando o país a que pertencem (?) atravessa uma crise de proporções bíblicas com milhares e milhares de compatriotas a caminharem a passos largos para situações de pobreza extrema...Para minha tristeza confesso que, neste circo de vaidades pessoais e institucionais, prefiro que a selecção perca a ter que lhe pagar como se paga a mercenários para que defendam  uma honra que lhe é alheia!