Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A NOVA LOUÇA DA CHINA...




PERFEIÇÃO...


MÃE-ÁFRICA...


Europeus e asiáticos descendem de um mesmo grupo de africanos que chegou ao sul da Península Ibérica há 6o mil anos, conclui um estudo coordenado por uma cientista portuguesa, agora publicado nos Estados Unidos. (DN)

COABITAÇÃO INSTITUCIONAL?!


As notícias sobre a existência  de tensões nas relações institucionais do P.R. com o P.M. sobre a politica orçamental, fazem lembrar uma "caça aos gambozinos", segundo o Conselheiro de Estado Vítor Bento...(DN)

CASCAIS...


...OU A MORTE LENTA...

O BEIJO DE JUDAS ?!


...NÃO!  ELE DIZ QUE SE SENTE
NAS NÚVENS, PORTANTO 
VIROU ANJINHO!!!

O MAIS SEXY DE 2011...




IMAGENS DA HISTÓRIA - 1-2-3...




FAÇAM O QUE EU DIGO...

Parece que a UE decidiu, em mera declaração de intenções, dar razão a António José Seguro que, segundo as suas próprias palavras, anda há seis meses a "pregar no Deserto"... Segundo ele, não é com poupanças, apertar dos cintos, redução de regalias e outras medidas restritivas do género, que se resolve a crise; que ele todas as semanas diz isso mesmo ao P.M., que não lhe liga nenhuma; que anda há mais de seis meses a reclamar para Portugal e para a Europa do Euro - e não só - outras políticas de protecção ao emprego, de financiamentos às pequenas e médias e empresas, etc.etc...
Por curiosidade, dei-me ao trabalho de ler as 209 medidas que  Troica recomendou e que o P.S. mais o P.S.D aceitaram cumprir, o primeiro, quando estava a cessar funções governativas, o segundo quando estava prestes a iniciá-las...Constatei que mais de 99% das recomendações dizem respeito a poupanças, a cortes aqui e ali, a redução de subsídios, a aumentos do IVA, a cortes salariais enfim, uma razia de todo o tamanho...Claro que, até eu que não percebo nada destas coisas, acho que se de deve fomentar o emprego - principalmente o dos jovens - em dinamizar a produção com disponibilização de linhas de crédito, enfim, implementando medidas que possam levar a um crescimento económico sustentado e à superação dos erros que levaram à situação presente dos mercados...Por isso, não é difícil concordar com o Secretário-Geral do P.S. nessa matéria. Mas, outra coisa, é suportar vê-lo em bicos de pés a cantar vitória aos quatro ventos como se o seu Partido não tivesse subscrito o entendimento asfixiante com a Troica!

COMER MELHOR...

;


DISTINGA AS BOAS DAS MÁS GORDURAS
Mais importante do que a quantidade é a qualidade das gorduras que se consome:
* As más estão presentes em carnes, enchidos, manteiga, óleos vegetais, bolos e alimentos processados
* As saudáveis são de origem vegetal e estão presentes, por exemplo, no azeite de oliveira, soja e abacates.
CONSELHOS
* Cozinhe sempre com azeite de oliveira:
* Guarde a manteiga apenas para o ocasiões especiais;
* Consuma peixe e frutos secos várias vezes por semana.
O REGRESSO ÁS EMENTAS PRIMITIVAS
Alguns especialistas estão a aconselhar as pessoas a seguir uma dieta saudável semelhante à que era praticada na época do Paleolítico. Para tal, deve:
*Fazer uma alimentação variada e rica em verduras, fruta, legumes e frutos secos;
*Incluir peixe e quantidades sensatas de carnes de animais criados em liberdade;
*Pôr de parte os cereais e o leite.

domingo, 29 de janeiro de 2012

OUTRA VEZ!?...


UMA VEZ MAIS, "GRAÇAS" A UM ENCONTRO COMBINADO ATRAVES DO FACEBOOK, UMA MENINA DE 14 ANOS É VIOLADA...

AS GAFES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL...


"ESTÃO ZERO GRAUS NEGATIVOS..."
*
"ELA CONTRAIU A DOENÇA NA ÉPOCA EM QUE ESTAVA VIVA"...
*
"O PRESIDENTE DE HONRA É UM SEPTUAGENÁRIO DE 81 ANOS"...
*
"O AUMENTO DO DESEMPREGO FOI DE ZERO POR CENTO EM NOVEMBRO"...
*
"ESTA NOVA TERAPIA TRAZ ESPERANÇA A TODOS AQUELES QUE MORREM DE CANCRO A CADA ANO..."
*

PORQUE SERÁ?!...


Considerado o "Melhor Futebolista do Mundo", endeusado onde quer que vá, porque será que os seus compatriotas argentinos não o gramam???

A SAÚDE Á SUA MESA...

 CEBOLA
Reduz o colesterol, a tensão e o risco de cancro do cólon. Tem uma substancia que inibe a actividade  de um produto responsável pela perda de massa óssea.Também evita artrites e resfriados.
*
AZEITE
Reduz o colesterol "mau" e os antioxidantes minimizando a deterioração celular. Protege contra alguns cancros e tem um efeito anti-inflamatório. 
 *
CHÁ VERDE
Contém anti-oxidantes que inibem o crescimento de tumores.
*
 ESPINAFRES
Têm dois anti-oxidantes que evitam problemas de ordem degenerativa
*
 FEIJÃO PRETO
Contém ácido fólico, cobre, zinco, magnésio e potássio.
*
BRÓCOLOS
As substancias que contém ajudam a reduzir os riscos de cancro do estômago, do cólon e da mama.
 ABACATE
Tem potássio que evita a hipertensão e um conjunto de outras substancias que combatem o cancro da próstata.
*
ALHOS
As substancias responsáveis pelo seu forte odor são também as que desempenham uma importante função cardioprotectora.
*

REFLEXOS...





sábado, 28 de janeiro de 2012

MUDAM-SE OS TEMPOS...

OVOS
(Comer até 2 por dia...)
*
ANTES
Como são ricos em colesterol faziam mal às artérias e ao coração. Devia limitar-se o seu consumo a um máximo de 3 por semana.
*
AGORA
O colesterol presente neste alimento ou, por exemplo, no marisco, não é o mesmo que o sanguíneo ou plasmático. De facto, apenas 1 a 3 por cento do colesterol da dieta se transforma em colesterol sanguíneo. São as gorduras saturadas (presentes nos produtos lácteos, carnes e enchidos gordos) e as dos bolos e alimentos processados que aumentam as taxas de colesterol no sangue. Para mais, as gorduras saturadas reduzem a capacidade do organismo conseguir regulá-lo.
*
O QUE FAZER
É melhor comer os ovos sozinhos do que acompanhados por Bacon, pois este é rico em gorduras saturadas. Estudos americanos mostraram  que pessoas sãs, com dietas baixas em gorduras saturadas, podem consumir dois ovos por dia em que aumente o seu colesterol "mau". Uma investigação que contou com a participação de 1400 mulheres revelou que as que ingeriram pelo menos seis ovos por semana correm quase metade do risco de contrair cancro da mama do que as que comiam apenas dois. Além disso, foi demonstrado que um pigmento da gema previne uma degeneração que é frequente causa de cegueira.

O MEU PAÍS...



VEJA MAIS FOTOS DE "O MEU PAÍS" EM
www.zitovisao.blogspot.com 

DIVAGANDO...


Entre a "invasão" do Concelho Nacional da CGTP pelo P.C. e a extinção anunciada de elefantes, orangotangos, rinocerontes e tigres de Sumatra, dou comigo a pensar: - Que diabo ando eu por aqui a fazer?...E os outros?...A questão é saber se fomos lançados nesta selva com destinos marcados e, nessa altura, não valeria a pena lutar contra o inevitável, se viemos ao Deus dará e, portanto, somos responsáveis, a 100%,  pelas nossas asneiras, se existirão doses repartidas de determinismo, de livre arbítrio, de predestinação...e, então, a  nossa vida seria uma sociedade permanente entre a nossa vontade,  a vontade atávica e o fado!
Depois, põe-se-me a questão dos bens materiais, da saúde, dos sentimentos, dos feitos e dos defeitos, das relações, das emoções, do conhecimento, das artes, da ciência e do dogma, do querer e da fé, do cinzento da dúvida à afirmação das cores do arco-íris, do amor e do ódio e a eterna duvida da felicidade, que corre sempre à nossa frente e quando se deixa agarrar  nos escapa como areia por entre os dedos da nossa consciência...De tão rara, de tão esquiva, de tão almejada, de tão precisa, de tudo se traveste, a tudo aspira e aparece como coroa de louros merecida na meta das maratonas da vida!
Concluo que a nossa missão é perseguir a felicidade, a nossa salvação,  alcançá-la, o nosso Nirvana, partilha-la...

EM PERIGO DE EXTINÇÃO...



A ilha indonésia de Sumatra era, depois da Índia, um dos maiores paraísos do elefante asiático...Presentemente, estima-se que já só existam, em estado selvagem, entre 2.400 e 2.800 destes belíssimos paquidermes, o que significa que a sua população sofreu uma razia de 50% desde 1985, tudo em consequencia da desflorestação desordenada e apesar de a espécie ser protegida pela lei da Indonésia!
Porém, e como se isto já não fosse suficientemente trágico, a WOAW alerta para o facto de também apresentarem sintomas de caminho para a extinção os orangotangos de Sumatra e Java e os rinocerontes e tigres de Sumatra!
É caso para perguntar que raio de planeta é este em que uma parte da população - os humanos - se está nas tintas para todas as outras, levando a sua sanha destruidora até às últimas consequencias???

MAIS ACHAS PARA A FOGUEIRA?!...

Com 113 votos favoráveis e 28 brancos, o Sr. Arménio Carlos conquistou o trono deixado vago por Carvalho da Silva, que se considera velho aos 63 anos, e por isso o abandonou...Será?!
O camarada Carlos, membro do Comité Central do Partido Comunista, reforça, assim, a facção mais ortodoxa daquela central sindical onde as 28 abstenções podem ter uma leitura de instabilidade institucional, a que se poderá juntar o Manifesto posto a circular nas vésperas do Congresso e subscrito por socialistas, bloquistas e ...católicos... Nele se reclama uma nova atitude sindical, ofensiva e proponente, com uma busca permanente de pontes no movimento sindical, incluindo a UGT e uma maior autonomia no interior da Central, através da escolha proporcional às votações dos elementos para o Conselho Nacional, entre outras reivindicações.
Tudo leva a crer, pois, que a nova Direcção da CGTP-IN terá que partir muita pedra até a coisa entrar nos eixos...Com a eclosão, no entanto, de tantas sensibilidades alternativas, não será, decerto, tarefa fácil!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RUÍDO NA ESTRADA...



Os estudos mais recentes têm  mostrado que as estradas são uma das fontes principais de ruído nas cidades, mas a Universidade do Minho parece ter encontrado uma solução para o problema. Um grupo de investigadores está a desenvolver um novo piso que é mais silencioso e pode ser aplicado  de forma económica. A solução já foi testada em Braga e os responsáveis acreditam que pode ter um impacto positivo na qualidade de vida das zonas urbanas.
Ao que parece, e em síntese, trata-se de utilizar um tipo de gravilha que se estende no piso antes de aplicar o betão asfáltico, de dimensões o mais diminutas e mais homogéneas possível e pouco mais. Aguardemos...
(Publico)

MUDAM-SE OS TEMPOS...

VINHO
(Um copinho protege o coração)
*
ANTES
Como qualquer bebida alcoólica era prejudicial à saúde...
*
AGORA
Na década de 90 do século passado, o vinho começou a ser alvo de estudos mais aprofundados, chagando-se à conclusão de que os franceses, grandes consumidores de queijo (o que se associa a um maior risco de doenças cardiovasculares) tinham uma das taxas mais baixas no que se refere a estas maleitas. O segredo estava no consumo de vinho, que reduz a probabilidade de uma pessoa vir a ver vítima de ataque cardíaco. Outros estudos associaram a ingestão deste líquido a um menor risco de contrair cancro do pulmão ou da próstata.
*
O QUE FAZER
A chave é beber de forma regular e moderada, pois o excesso de álcool aumenta a possibilidade de se desenvolveram doenças hepáticas e renais.

PERGUNTA INDISCRETA...


SERÁ LEGÍTIMO QUE OS DEPUTADOS E
OS FUNCIONÁRIOS DA ASSEMBLEIA DA
REPUBLICA RECEBAM OS SUBSÍDIOS
DE FERIAS E DE NATAL, CONFORME
CONSTA DO ORÇAMENTO DA A.R.
PARA 2012 ?!

CORTESIA...


AGRADEÇO A CORTESIA AO AMIGO CARLOS ACCIAIOLI DE GOUVEIA
QUE FEZ PUBLICAR ESTE CONVITE NO SEU ESPAÇO, QUE TAMBEM
RECOMENDAMOS - "ARTE CERTA"...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

49 ANOS...


PARABÉNS, MOURINHO...

CARIOCAS...

PORQUE SERÁ QUE SE CHAMA
CARIOCAS
AOS NATURAIS OU HABITANTES
DO
RIO-DE-JANEIRO?
*
SEGUNDO PARECE O TERMO
CARIOCA
SIGNIFICA, NA LINGUA TUPI,
CASA-DE-BRANCO...

MUDAM-SE OS TEMPOS...

CAFÉ...
(Não é para todos...)

ANTES
*
Fazia mal ao coração e, partir de uma certa idade convinha reduzir o seu consumo ao mínimo.
*
AGORA
Cerca de 20.000 estudos examinaram o impacto desta bebida na saúde e a conclusão é de que os benefícios são bem maiores do que os prejuízos. Quem beber duas a três chávenas de café por dia apresenta um risco menor de sofrer da doença de Parkhinson, cancro do cólon, problemas da vesícula e cirrose hepática. Para mais, um estudo de Harvard concluiu que seis cafés por dia ajudam a reduzir o risco da diabetes em 54 por cento nos homens e em 30 por cento nas mulheres (sendo que o descafeínado tem metade desse efeito protector).
*
O QUE FAZER
Estas vantagens não significam que o café deve ser consumido sem restrições, já que grávidas, hipertensos, pessoas com azia, osteoporose, problemas de ansiedade ou insónias devem limitar o seu consumo. Os especialistas aconselham duas a três chávenas por dia, com várias horas de intervalo.

A DANÇA DOS FERIADOS...



Ao que parece, o Governo prepara-se para eliminar 4 feriados obrigatórios do nosso calendário, sendo 2 civis e 2 religiosos...
O Conselho de Ministros já terá decidido propor a eliminação dos feriados de 5 de Outubro (implantação da Republica) e 1 de Dezembro (restauração da Independência)...A Igreja, ao que se sabe, ainda não se terá pronunciado. E, claro, já se levanta um coro de protestos contra as indigitações do Governo, com um porta-voz de peso, o bloco-esquerdista Fernando Rosas, dito historiador, que berra a plenos pulmões que "não se deve mexer na memória dos povos"...Depende da memória, dizemos nós...
O 5 de Outubro comemora uma coisa que pode nem ser do agrado de todos os portugueses e não o é, logo à partida, dos monárquicos... Ele há diversos tipos de Republicas (Presidenciais, Semipresidenciais, Parlamentares, Unipartidárias), da mesma forma que existem diversos tipo de Monarquias (Parlamentares, Constitucionais, Absolutistas) e creio que são legitimas umas, como as outras. Porque razão, então, terá que ser feriado oficial obrigatório, a comemoração de uma data que não diz o mesmo a todos os portugueses,  até tem a repulsa de muitos e festeja um regime politico imposto pela força?
Já o 1º de Dezembro é coisa diferente: comemora um facto histórico que, creio, cala fundo no coração dos portugueses, de todos os portugueses, mau grado todos os Migueis de Vasconcelos e de todas as Duquesas de Mântua...Só que, os nossos vizinhos ocuparam o trono de Portugal  por direito sucessório legítimo e tiveram que ser escorraçados por um grupo de conspiradores que inventaram um novo Rei que iniciasse uma nova dinastia...Face a estas nuances politico-legais e porque os nossos inimigos de então são agora nossos amigos e aliados no seio da NATO, da U.E. e não sei em que mais, terá lógica manter um feriado oficial obrigatório de uma data que os incomoda e ofende...Vamos discutir o assunto, sim?

O TOURO VIROU CORDEIRO....


Dizia-se que o Dr. Jardim vinha aí, que nem um touro bravo, partir a loiça toda nas conversações com a Republica sobre o buraco financeiro da Ilha-Paraíso...Afinal, o que se viu sair da reunião, ainda com o acordo por assinar, foi um manso cordeiro que lá foi confessando que o acordo, apesar de duro é exequível, que a Madeira acabou por apanhar com o IVA programado por Lisboa e, por aí fora, tudo de forma muito calma, tão calma, que o homem até parecia drogado...Será que o Dr. Alberto João, finalmente, terá acordado do seu longo sono de soba mandão de opulento reino tropical? Oxalá caia na razão pois a execução de um plano de recuperação financeira como o que se adivinha virá por aí, não se leva a bom termo com discursos demagógicos e contas escondidas por artimanhas de engenharia financeira pouco ou nada recomendáveis...Agora, como à mulher de César, a Alberto João não bastará ser honesto - terá que parecer sê-lo!!!

FESTIVAL CINEMA ITINERANTE...


FESTIVAL DE CINEMA ITINERANTE DE LINGUA PORTUGUESA
Inscrições até 31.01.2012
A MOSTRA TERÁ LUGAR NO CINEMA S.JORGE, EM LISBOA,
ENTRE 10 E 20 DE MAIO DE 2012.