Páginas

sábado, 31 de março de 2012

REGRESSO...


Após algumas semanas de penoso silencio, regressou ao nosso convívio o amigo F.Saial e o seu blog "Praia de Bote, acontecimento que aqui registamos e saudamos efusivamente...Adiantar que, talvez alegoricamente, regressou "a bordo" do "Santo-Antão", de boa memória...Que seja bem-vindo!

PORTO - O MELHOR DESTINO...

O PORTO FOI ELEITO O MELHOR DESTINO EUROPEU 2012 NUMA COMPETIÇÃO ONLINE EM QUE PARTICIPARAM OUTRAS 19 CIDADES EUROPEIAS, ENTRE AS QUAIS, LISBOA, OITAVA CLASSIFICADA.


A cidade foi distinguida pelo European Consumers Choice, após três semanas de concurso com a participação de mais de 200.000 votantes. A Invicta foi escolhida entre 20 cidades europeias, seguida, como melhores destinos europeus para férias por Dubrovnik, Viena, Praga, Bruxelas, Berlim, Budapeste, Lisboa, Florença e Edimburgo.
Com a variedade de recursos disponiveis, o Porto conquista todos os visitantes, desde os que procuram a sua história e autenticidade até àqueles que buscam uma cidade mais cosmopolita e contemporânea. (Expresso)

A VOZ DAS ILHAS...

..
Oitenta anos completados há dias, Bana vai ter hoje, no Coliseu de Lisboa, estamos certos, a sua festa de consagração.Merecida consagração, digo eu, que o conheço desde que, nos idos anos de 50 do século passado, cantou pela primeira vez para o publico, através dos microfones do Rádio Clube Mindelo, em directo, em programa orientado pelo meu saudoso colega da rádio e imprensa, Evandro de Matos...
Já lá vão mais de 60 anos, talvez, a ouvir a voz profunda, cheia, inconfundível de um artista que sente, como poucos, aquilo que canta e o faz numa entrega total de todas as suas faculdades de intérprete privilegiado pela natureza e pelo seu amor à música das suas ilhas...Os meus pensamentos estarão por lá, na sala imensa que os caboverdianos decerto vão esgotar, aplaudindo com todo o vigor de uma velha amizade e uma grande admiração...Bana, que os deuses da música continuem a iluminar os muitos anos de vida que todos te desejamos!

sexta-feira, 30 de março de 2012

VOLTOU A CHUVA...


Ao que parece, a seca extrema em que o País estava mergulhado (!) deu lugar à chuva...Por enquanto localizada aqui e ali, tudo indica que, a começar no Domingo, a precipitação se estenda a todo o território na modalidade de pancadas de chuva e aguaceiros fortes, durante alguns dias...Os solos, sedentos, e os animais, famintos, agradecem...Oxalá as previsões se transformem em certezas!

O REGRESSADO...


Este é FABRICE MUAMBA, futebolista da equipa inglesa do Bolton, na primeira fotografia obtida depois de ter caído, inanimado, durante um jogo do seu clube. O coração deste homem esteve parado durante 78 minutos e a sua espectacular recuperação é um autentico milagre de sobrevivencia. Muamba terá  à sua frente um longo período de tratamentos e de recuperação motora mas deve ser o ser humano que, sem morrer, mais perto esteve da morte...Patrice Muamba, o regressado...

NONSENSE...

QUANDO O MALAQUIAS RESOLVEU VENDER O CARRO
PARA DISPOR DE DINHEIRO PARA O COMBUSTÍVEL E
VERIFICOU QUE, SEM CARRO, NÃO PRECISAVA DO
COMBUSTÍVEL PARA NADA, DESPEJOU-O PELA
CABEÇA ABAIXO E ACENDEU UM CIGARRO!!!

CONVITE...


segunda-feira, 26 de março de 2012

VOLTA AO MUNDO...


VIAGEM GRATUITA A 73 PAISES
ILUSTRADA POR 8.599 FOTOGRAFIAS...
O MUNDO AO AO ALCANCE DE UM CLIC...
www.alovelyworld.com





A FORÇA DA FÉ...


Conta a lenda que na Freguesia de Edrosa, Vinhais, havia um  terreno comunitário, pedregoso e inculto que o povo não conseguia que produzisse de nada. Grandes devotos do Senhor da Cinco Chagas, terão os populares levado a efeito grandiosa procissão e rezado fervorosamente ao Cristo da Quaresma para que fizesse o milagre de dar vida aos seu campo...As suas preces terão sido ouvidas e do solo antes inculto tudo brotou, desde árvores de frutos até batatais e outras culturas...Corria o ano de 1608 e, até hoje, de sete em sete anos, o povo de Edrosa  revive o milagre numa procissão evocativa que em diversos quadros recorda a vida de Cristo até à sua Ressurreição. Esta será, sem dúvida, uma das mais antigas manifestações da fé cristã de que há memória no nosso país, bem como da perenidade dos sentimentos religiosos dos povos.

DESABRIGADOS AUMENTAM...

Uma das consequências da crise económica é o aumento do numero dos sem-abrigo. Só em Coimbra passaram de 120 para 200  no último ano.
Também o perfil de quem acaba a viver na rua está a mudar: são pessoas cada vez mais jovens e com mais formação.
Este é o retrato a preto-e-branco de um país que, em 900 anos, não conseguiu aprender a ser politicamente solidário...

MARAVILHA DA ARQUITECTURA HOTELEIRA...

AXIS VIANA HOTEL
VIANA-DO-CASTELO
PORTUGAL



UMA DAS DOZE MARAVILHAS
MUNDIAIS  DA
ARQUITECTURA
HOTELEIRA 

domingo, 25 de março de 2012

POR UM PUNHADO DE DÓLARES...


Os Estados Unidos entregaram às famílias dos afegãos mortos e feridos pelos sargento Robert Bales, a quantia de 860.000 dólares, produto da seguinte contabilidade: 50.000 dólares por cada um dos 16 mortos e 10.000 dólares por cada um dos 6 feridos...Deus me perdoe se isto não parece uma conta de super mercado...(CNN).


O ZEPPELIN NO MINDELO...


Foto histórica da passagem do Graf Zeppellin por S.Vicente, num instantâneo obtido por Tuta Melo, em 1937.
Documento "furtado" ao belo Fotolog de Djo Martins que, daqui, saudamos efusivamente.

sexta-feira, 23 de março de 2012

CONDENÁVEL...

LISBOA, CHIADO, DIA DE GREVE GERAL - ELEMENTO DA PSP
AGRIDE, DE FORMA VIOLENTA, UMA REPÓRTER...CONDENÁVEL,
NO ÂMBITO DAS LIBERDADES CÍVICAS, DÁ AO MUNDO UMA IMAGEM
DO PAÍS QUE NÃO ABONA A INSTITUIÇÃO POLICIAL...EXIGEM-SE RÁPIDAS
EXPLICAÇÕES SOBRE ESTES TRISTES ACONTECIMENTOS...

CONVITE...


quinta-feira, 22 de março de 2012

A DEGOLA DOS INOCENTES...

MOHAMED MERAH, FRANCO-ARGELINO, 
23 ANOS, DELINQUENTE HABITUAL, PRODUTO
 ACABADO DO FUNDAMENTALISMO ISLÃMICO, CARRASCO DOS INOCENTES DE TOULOUSE
  E MONTAUBAN, MORREU COMO VIVEU:
 VIOLENTAMENTE !!!

DESINIBIÇÃO...

SEGUNDA, NO CONCURSO DE MISS SUÉCIA 1992, VICTORIA SILVSTEDT
É, HOJE, A MAIS DESINIBIDA APRESENTADORA DA TV FRANCESA...

NÓS FAZEMOS GREVE Á GREVE...

NUM PAÍS EM CRISE NÃO ME PARECE PATRIÓTICO
QUE OS DIREITOS DE UMA MINORIA SECTÁRIA POSSAM
PREJUDICAR OS ESFORÇADOS DEVERES DA MAIORIA !!!

OITO MIL NOVOS CASOS POR DIA...


EFEMÉRIDES DE 22 DE MARÇO...

 1832 - MORTE DE JOHANN WOLFGANG VON GOETHE, EM WEIMAR.

 1857 - INSTALAÇÃO DO PRIMEIRO ELEVADOR NUMA LOJA DE DEPARTAMENTOS POR ELISHA GRAVES OTIS, SEU INVENTOR.


 1895 - OS IRMÃO LUMIÉRE EXIBEM O SEU PRIMEIRO FILME.

 1923 - NASCIMENTO DO MIMO MARCEL MARCEAU.

 1935 - INAUGURADAS NA ALEMANHA AS TRANSMISSÕES REGULARES DE TELEVISÃO.

 1941 - INAUGURAÇÃO DA MAIS LONGA BARRAGEM DO MUNDO - 1272 m - EM GRAND GROVE, WASHINGTON, USA. TEM 162 METROS DE ALTURA.

 1946 - A JORDANIA TORNA-SE INDPENDENTE DA GRÃ-BRETANHA.

1993 - CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA,,,

CADA VEZ MAIS ESCASSA...

quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA POESIA...




SER POETA É SER MAIS ALTO É SER MAIOR

DO QUE OS HOMENS! MORDER COMO QUEM BEIJA!

É SER MENDIGO E DAR COMO QUEM SEJA

REI DO REINO DE ÁQUEM E ALÉM DOR!

...
(Florbela Espanca)

terça-feira, 20 de março de 2012

OS SILENCIOS DA PLATEIA...


Um estudo recente efectuado a 1,2 biliões de twitts revelou que 71% dos posts publicados no Twitter  não registam nenhum tipo de retorno...O estudo até vai mais longe e afirma que as reacções aos posts se registam, normalmente, durante a primeira hora seguinte à postagem: depois disso a questão já terá virado peça de museu...Dizem os analistas, portanto, que os amantes do Twitter não devem estranhar o aparente desinteresse dos seus amigos da rede pois, segundo tudo indicado, isso parece ser uma atitude normal ou seja, as pessoas tomam conhecimento com interesse mas sofrem de uma indesmentível preguiça para responder ou comentar...
E, pergunto eu, o que se passa com os "blogs"? Dando como exemplo estas mesmas colunas, a estatística do "blogger" indica que, desde 21 de Outubro de 2008 até hoje, este "blog" já registou 153.038 visualisações de página, já publicou 1.700 comentários,  dos quais, cerca de metade, serão respostas da gerencia,,,Parece-me muito pouco e, por vezes, fico com ideias menos claras àcerca do que é que me mantém deste lado da barricada...Mas, por outro lado, mais de 150.000 visualizações também não será um facto despiciendo o que não invalida que gostaria de ter comentários de camaradas mais tarimbados sobre esta matéria da míngua de comentários de que padeço...Quem será o menos "preguiçoso"?...

ESCULTURA NA PRAIA...


AMBIENTE ZEN...

RECOMEÇA HOJE, A PRIMAVERA...


segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DE COISA NENHUMA...


Esta imagem transmite uma extraordinária sensação de carinho, de protecção, de extremo cuidado, de grande enlevo, porque se presume que se trate de um quase recém-nascido nos poderosos braços de seu pai...Que nesse dia foi pai e, nesse dia, deveria festejar tal estatuto, ou seja, cada pai, cada mãe, deveria reservar uns momentos dos festejos dos aniversários de seus filhos para renovação da sua auto-estima, da auto-satisfação, de orgulho e participar da festa como sua, também, como principais responsáveis e obreiros das crias cujo nascimento celebram...Assim deveria ser e não esperar que um qualquer oportunismo mercantilista invente  o "dia-do-pai", o "dia-da-mãe" e outras lamechices do género, como se a sublimação da paternidade, como a da maternidade, não fosse uma profissão de tempo inteiro, de todos os dias, de todas as horas, de todos os segundos...Que nesse dia especial do nosso nascimento, cada um de nós, possa ter a alegria de abraçar seu pai e sua mãe, num amplexo em que o silencio dirá mais do que todas as palavras de cinscunstancia e, aqueles de nós cujos pais já tenham partido, que possam elevar aos céus o seus pensamentos e, numa lágrima saudosa, regar o vasto campo da saudade e do amor por aqueles que nos conceberam, nos amaram e nos  moldaram, de si dando quanto podiam para o conseguir...Bem hajam, pais e mães de todos os dias!

APRESENTAÇÃO MUNDIAL...


Portugal foi o país escolhido para a apresentação mundial do PEUGEOT 208, numa série de eventos que ocorrerão entre Lisboa, Sintra e Cascais, até 20 de Abril...Iniciativas de carácter lúdico e gastronómico farão parte do extenso programa que espera a visita de 1.200 jornalistas de mais de 30 países que terão a oportunidade de experimentar o novo modelo que, segundo o fabricante, foi concebido para ser o modelo mais vendido da marca francesa. Só a partir da segunda quinzena estará no mercado e ainda não são conhecidos os preços das seis motorizações disponíveis. Trata-se, como facilmente se compreende, de uma pequena obra-prima de elegancia...

ESCREVER, É PRECISO...


Quem esteja interessado em participar nesta iniciativa do camarada blogueiro DAI VARELA, é só aceder ao Blog através do "link" aqui, do lado esquerdo...Vá até lá, inteire-se do regulamento e...mãos à tarefa de escrever coisas interessantes e, decerto, inéditas...Quem sabe se não vamos estar ma esteira de um futuro prémio Nobel da Literatura?!

RESPEITO, É PRECISO...

Há algum tempo a UEFA lançou uma campanha para que o "respeito" se transformasse  num primado comportamental nos estádios de futebol, em que todos os intervenientes - jogadores, dirigentes, juízes, assistentes, funcionários e forças de segurança - se devem conduzir, mesmo no auge da luta, de forma civilizada, coerente, dentro dos limites do respeito pela pessoa humana, única forma de se obter o mesmo retorno de respeito por parte dos nossos antagonistas.
Não é de estranhar esta campanha quando, a nível social, se nota uma cada vez maior distanciação do cidadão comum dos deveres que o respeito mútuo deveria impor e de veria ser paradigma do nosso relacionamento.
Aliás, a cada vez maior distanciação das pessoas de um comportamento minimamente urbano poderá radicar nos maus exemplos que vêm de cima quando, por exemplo, na Assembleia da Republica os deputados se insultam mutuamente, apelidando-se de ladrões, mentirosos, incompetentes, oportunistas, tachistas, vendidos, inimigos do povo, fascistas...Os próprios membros do Governo não se conseguem furtar a mimos deste tipo e, por vezes, a troca de argumentos mais se assemelha a uma discussão de párias numa qualquer tasca de bairro duvidoso, do que a esgrima de pontos de vista apoiados em bases lúcidas, de educada, respeitadora dos direitos alheios que nunca são superiores aos nossos e, sobretudo, ditados pelos interesses do bem comum e nunca como se fôssemos donos da  única verdade, da única virtude...
Neste País, o Chefe do Governo deixou de ser o Senhor Primeiro Ministro para ser o Passos Coelho, o Senhor Presidente da Republica, passou a ser o Cavaco Silva...Não é que para nós e, se calhar, nem para eles, isso seja de grande importância mas, no mínimo, tem um significado: o de que se respeitam as Instituições e as pessoas que a maioria dos portugueses escolheram para as conduzir...Ao desrespeitar de forma maldosa, preconceituosa, gratuita e não raro totalmente esganosa, os eleitos do povo, está-se a faltar ao respeito a esse mesmo povo, de cujos interesses e direitos nos apelidamos de paladinos...Haja respeito, meus senhores, sejam homens dignos desse estatuto!

sexta-feira, 16 de março de 2012

PRATO EXTRA, SÓ ALUGADO...

A notícias teve hoje honras de tratamento VIP em todas as televisões e  certamente já andará nas bocas dos blogues. Segundo consta, existe na cidade do Porto um restaurante, que por acaso serve meias-doses a preços muito convidativos (€ 4,50..) mas que, se for pedido um prato extra, para dividir a refeição por dois, é cobrada uma taxa de aluguer de €1,50, o que, desde logo, atira a meia-dose para um preço já bem menos simpático de € 6,00...Claro que a gente até entende que nunca se pode só "mais" um prato mas, também, mais um talhar, mais um copo, mais um guardanapo e...mais um lugar ocupado...Não fora a crise e ninguém, provavelmente ligaria ao caso, nem sequer tal aluguer existiria na politica comercial do restaurante em causa, pois ninguém se lembraria de pedir meia-dose para dois...Aliás, o gerente, que parece estrangeiro, diz que não é raro sentarem-se a uma mesa TRÊS pessoas para dividirem entre si a tal meia-dose, o que resulta numa refeição necessariamente "magra" por € 1.50 por cabeça, fora o pão, bebidas e café...Convenhamos que é um abuso por parte da clientela, obrigada a tal baixaria por motivos da conjuntura, mas um pouco de compreensão por parte da gerência do restaurante, pelo menos no caso de apenas ser pedido UM prato extra, não ficaria nada mal...Não podemos, no entanto, deixar de concordar com o Restaurante, quando diz que para fazer meias doses ao preço que faz já tem que abrir mão de uma fatia considerável do seu lucro que não suporta as despesas decorrentes da lavagem e movimentação de pratos, talheres, copos e guardanapos extra, em água, gás, detergentes e ocupação de pessoal na lavagem, secagem, arrumação, etc. Enfim, sinais dos tempos que correm...

SEM MEXER UMA PALHA...


O Twitter rendeu a Lady Gaga 30 milhões de dólares em 2011, segundo os especialistas do "Wall Street Journal". De acordo com esta publicação, aquele valor corresponderá a cerca de um terço de todos os rendimentos da cantora. Lady Gaga tornou-se a primeira pessoa a alcançar 20 milhões de seguidores no Twitter, ultrapassando artistas como Justin Bieber (18,4 milhões) e Katy Perry (14,1 milhões). Chama-se a isto ganhar fortunas sem mexer uma palha, praticamente...

17 DIAS DE FAMA...


Este é TIL, o coelho sem orelhas nascido no Jardim Zoológico de Limbach, na Alemanha. A notícia correu o país como um rastilho de pólvora e o numero de visitantes do Zoo aumentou de forma significativa, tal era a curiosidade de ver Til ao vivo... Na passada quinta-feira, um cinegrafista que fora ao Zoológico para filmar o pequeno coelho, desequilibrou-se e pisou o animal que, não resistindo às lesões, veio a morrer, 17 dias depois de ter nascido...A Alemanha está consternada...