Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


A EFEMÉRIDE DE 31 DE DEZEMBRO...

31 DE DEZEMBRO DE 406
A INVASÃO DOS BÁRBAROS


Vândalos, Suevos e numerosos bandos de bárbaros atravessam o Reno...Trata-se de povos germânicos que se divertiram pilhando, sucessivamente, a Gália, a Galiza e a Bética, a África do Norte e as ilhas do Mediterrâneo ocidental, aquando das grandes invasões do século V da era cristã. Fundaram um efémero reino em África - o Reino de Cartago...O Império Romano, envelhecido e debilitado foi incapaz de resistir e, em breve, a Espanha e o Norte de África. seriam ocupados!
Este período subverteu as bases do sedentário mundo antigo pondo-lhe um ponto final...Foi, sem dúvidas, o fim da Antiguidade que se jogou entre os anos 400 e 600!

AFINAL É TUDO IGUAL AO LITRO...

domingo, 30 de dezembro de 2012

A EFEMÉRIDE DE 30 DE DEZEMBRO...

30 DE DEZEMBRO DE 533
PUBLICADO O CÓDIGO JUSTINIANO


Nesta data, o Código Justiniano adquire a força de lei em todo o Império Romano do Oriente. Também conhecido como "Corpus Juris Civilis" é a mais completa compilação do Direito Romano Antigo.
Apesar de respeitarem as linhas mestras dos textos clássicos, os autores souberam adaptar os textos de épocas muito diferentes - teoricamente toda a História Romana - da lei das Doze Tábuas às instituições imperiais do Baixo-Império, constituindo um todo coerente e muito diferente do Direito Romano Clássico, pois se colava aos ideais do cristianismo.
Este "Corpus Juris Civilis" é considerado a génese dos Códigos Civis actuais.

sábado, 29 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE DE 29 DE DEZEMBRO...

29 DE DEZEMBRO DE 1916
MORTE DE RASPUTINE


UMA DAS MAIS SINISTRAS FIGURAS DA HISTORIA DA RUSSIA CZARIANA É ASSASSINADA...GRIGOR RASPUTINE ACABOU POR SUCUMBIR AO DÉCIMO ATENTADO CONTRA SI PERPRETADO...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

HOMENAGEM A TUTUTA...

HOMENAGEM A TUTUTA
6 DE JANEIRO DE 2013 NA ILHA DO SAL
Foto - Esquina do Tempo
VEJA PORMENORES NO BLOG "ESQUINA DO TEMPO"


SE FOSSE POSSIVEL VER...

COMO BEBEM OS GATOS...

A EFEMÉRIDE DE 28 DE DEZEMBRO

28 DE DEZEMBRO DE 1869
NASCE A PASTILHA ELÁSTICA



O americano William Finley Temple obteve pela primeira vez uma patente para a "pastilha elástica" (chewing-gum) uma goma para mascar produzida a partir da seiva elástica da sapota negra. Todavia, ele não virá a comercializar a sua novidade, o que coube ao noviorquino Thomas Adams que terá a ideia em 1870, depois de conseguir construir uma máquina para o fabrico da goma.
A primeira máquina dispensadora de "chewing-gum" só veio a aparecer em 1888...De então, para cá, milhões e milhões de pessoas passam o dia a mastigar...praticamente nada!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O DIMANTE BRILHANTE...


O diamante-brilhante...Efectivamente, podemos dizer que todos os "Brilhantes" são diamantes, mas nem todos os "Diamantes" são brilhantes...É verdade: brilhante não é sinónimo de diamante mas sim um processo de lapidação inventado em finais do século XVII por Vicenzio Peruzzi o que nos leva a concluir que, afinal, há diamantes que não são brilhantes - embora brilhem, tanto ou mais do que os outros...
O Brilhante tem 33 facetas na coroa e 24 ou 25 no pavilhão...A cintura, entre a coroa e o pavilhão, normalmente não é polida.
Não volte, pois, a confundir alhos com bugalhos...

...E TUDO SE ACABOU NA TERÇA-FEIRA



Mais ou menos farta, lá se foi mais uma "consoada", a ceia de Natal que continua a ser, século após século, a Festa da Família por excelência...
A consoada era, antes do séc. XVII, uma mera e ligeira refeição de peixe que as pessoas tomavam depois de terem assistido à Missa do Galo ou nas noites dos jejuns católicos. Depois, à medida que as pessoas melhoravam os seus níveis de vida, foram-se acrescentado iguarias à consoada de Natal que se foi enriquecendo progressivamente sob o impulso, também, da sociedade de consumo e atingido por vezes exageros de ostentação que,  fazendo com que se perca a ideia de comunhão, paz e harmonia a afasta cada vez mais do cenário de sã austeridade que o presépio nos transmite...
De qualquer forma, é de crer que as dificuldades que hoje são transversais à sociedade portuguesa - e não só! - tenha levado ao empobrecimento de muitas mesas, restando o contra-ponto de vencer a tristeza dessa quebra de brilho pelo aumento do prazer de reunir o máximo de parentes em torno ´daquilo que, sendo pouco, acaba sempre por ser muito, traduzido em amor e fé num futuro bem melhor!

domingo, 23 de dezembro de 2012


24 DE DE DEZEMBRO - DIA MEMORÁVEL!...


NEM SÓ DE PAI NATAL, PRENDAS E CONSOADA VIVE O 24 DE DEZEMBRO  DE CADA ANO ... FORAM MUITOS E VARIADOS OS ACONTECIMENTOS VIVIDOS NESSE DIA AO LONGO DOS TEMPOS...
- 1294 -
É eleito o Papa Bonifácio VIII.
- 1491 -
Nascimento de Santo Inácio de Loyola.
- 1524 -
Morre o navegador Vasco da Gama.
- 1800 -
Atentado, falhado, contra Napoleão Bonaparte.
- 1809 -
Nascimento de Kim Carson.
- 1818 -
"Noite Santa" é composto por Franz X. Gruber.
- 1865 -
Fundação do Ku Klux Klan, nos Estados Unidos.
- 1871 -
Primeira audição da "Aida", de Verdi.
- 1905 -
Nascimento de Howard Hughes.
- 1906 -
Primeira emissão de musica em radiodifusão.
- 1920 -
Ultima apresentação de Caruso, em publico.
-1922 -
Nascimento de Ava Gardner.
- 1942 -
Libertação dos prisioneiros da Baía dos Porcos.
- 1970 -
Primeira aparição dos "Aristogatos".
- 2003 -
Eclosão da doença das "Vacas Loucas".
- 2009 -
Seguro de Saude, uma prenda de Natal para os norte-americanos.
ETC., ETC., ETC.


QUE MUNDO MARAVILHOSO...


A EFEMÉRIDE DE 23 DE DEZEMBRO...

23 DE DEZEMBRO DE 1790
NASCE JEAN-FRANÇOIS CHAMPOLLION


Egiptólogo francês nascido em Figeac, Champollion foi dos primeiros a decifrar os hieróglifos...Dotado de uma extraordinária tenacidade, aplicou-se, intensamente, na descoberta dos segredos da escrita egípcia nos templos e monumentos do velho Egipto.
O exame das inscrições em hieróglifos, grego e demótico sobre a Pedra de Roseta, datada de 196 a.C., permitiu a Champollion estabelecer um alfabeto hieróglifico completo.


sábado, 22 de dezembro de 2012

O IATE DE STEVE JOBS...


Chama-se "Venus" e já foi lançado à água, na Holanda, onde foi construído por encomenda de um homem que jamais o utilizará...


O conceito é totalmente inovador e este iate não é, nem de perto, nem de longe, semelhante a algo que já exista...


Apesar de pronto a navegar, esta preciosidade encontra-se arrestada já que o "designer" francês reclama um pagamento de 3 milhões de euros relativo ao projecto da bela embarcação...Agora, têm a palavra os herdeiros de Steve Jobs!

APARECE O "JINGLE BELL"...


Foi em Dezembro de 1957 que surgiu no Top da musica pop, logo na estreia...Haveria de reaparecer no Hit Parade em 1958, 1060, 1961 e 1962...Todos os anos, desde então, renasce por esta altura, em todo o mundo...Um autêntico fenómeno de sobrevivência!

MEMÓRIA...



Foi por estes dias do ano de 1970 que uma das Torres Gémeas do World Trade Centre de Nova Iorque, em construção desde 1969, atingiu a sua altura máxima de 417 metros...

A EFEMÉRIDE DE 22 DE DEZEMBRO...

22 DE DEZEMBRO DE 1882
PRIMEIRA ÁRVORE DE NATAL ILUMINADA



A LÂMPADA ELÉCTRICA HAVIA SIDO INVENTADA POR

 EDISON
UM EMPREGADO E ASSOCIADO SEU, DE NOME EDWARD

 JOHNSON, TEVE, ANOS MAIS TARDE, A IDEIA DE DECORAR

 UMA ÁRVORE DE NATAL, UTILIZANDO UMA SÉRIE DAS

 LÂMPADAS INVENTADAS TEMPOS ATRÁS.

FOI A PRIMEIRA VEZ QUE UMA ÁRVORE DE NATAL

FOI ILUMINADA....

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ERA UMA VEZ, ANGOLA...- XVIII

A residência do Administrador e o Hospital eram os únicos edifícios com energia eléctrica, proveniente de motores já de avançada
idade, assim se explicando que na sala de jantar houvesse três ventoinhas de pé mas que apenas amenizavam o calor sufocante graças ao qual o consumo de gelo também subia em flecha. 
Nós sabíamos que o cozinheiro era um luena oriundo da Rodésia que, inclusivamente, constava ter estado na Inglaterra a trabalhar..
Como o homem, de estatura abaixo da média, também servia à mesa, acabou por se verificar uma situação caricata de um grupo de pessoas portuguesas, em território português, nos confins da África profunda, falando com o cozinheiro que servia, em língua inglesa...Mentalmente, tive oportunidade de agradecer a Mr. Window, um rubicundo britânico funcionário do Consulado inglês que, no Mindelo (Cabo Verde) todos os dias complementava as minhas aulas de inglês no Liceu Gil Eanes, com lições de pronúncia, gramática e vocabulário que, naquele inesperado instante provaram a sua eficácia e valimento...Recordo, aqui, a figura volumosa do meu mestre Window, autentica "janela" para o conhecimento do inglês, que consumia doses de "gin&tonic" como se fossem rebuçados para a tosse, tinha cara de Churchil e chorava constantemente do olho esquerdo, umas lágrimas furtivas que ele secava com a ajuda...da gravata!
Voltando à sala de jantar do Administrador espantei-me com uma sopa fria (não gelada...) do tipo gaspacho espanhol, espargos verdes com ovos mexidos e rodelas de beterraba avinagrada...O churrasco de frango seria inevitável, estava tenro e bem passado mas, o acompanhamento surpreendeu-me: repolho cortado tão fino que parecia cabelos, cru e um molho ácido em que, no entanto, detectei vestígios de mel de abelhas...Gostoso! Além de vinho branco (francês) e cerveja, (frescos), havia sumo de maracujá e manga, doce de laranja azeda e bolo de canela, café, chá e, estranhei, Licor de Singeverga, que é um néctar que só costuma haver à guarda dos Frades Capuchinhos...Em verdade vos digo, no entanto, que nem nos meus sonhos mais optimistas eu tinha degustado uma refeição com tal requinte, no meio da savana africana, portas meias com a selva e a sua variegada população de bichos de todas as espécies, hábitos e humores mas todos magníficos na beleza selvagem que lhes confere a patente de reis da selva...Foi uma tarde memorável e a conversa já se generalizara quando, esbaforido, entrou o Padre Dâmaso, perseguindo o seu volumoso ventre e dizendo algo como "imensos cavalos-marinhos na ilhota do Zambeze junto à ponte"...
(Continua...)

EFEMÉRIDE DE 21 DE DEZEMBRO...

21 DE DEZEMBRO DE 1891
PRIMEIRO JOGO DE BASQUETE


James Naismith organiza, no colégio de Springfield, (MA), o primeiro jogo de basquetebol, no qual 18 alunos usaram para encestar, baldes de pescador e uma bola de diâmetro bem menor do que a boca de tais baldes...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O FIM "MAIA" DO MUNDO...

O CALENDÁRIO MAIA É FORMADO POR TRÊS ANÉIS DENTADOS E, SEGUNDO PARECE, A 20 DE DEZEMBRO DE 2012 ESTAS RODAS TERMINAM UM CICLO COMPLETO.
DE NOTAR QUE SEGUNDO AS PRÓPRIAS REGRAS DE LEITURA DESTE CALENDÁRIO
TAIS CICLOS COMPLETAM-SE CADA 52 ANOS
E ESSE FACTO, SÓ POR SI, NÃO PODE SUSTENTAR A PRESUNÇÃO DE QUE O MUNDO ACABARÁ HOJE!  ALIÁS, OCORRE PROCURAR SABER PORQUE RAZÃO NÃO ACABOU O MUNDO HÁ 52 ANOS ATRÁS, QUANDO AS TRÊS RODAS DENTADAS COMPLETARAM O CICLO ANTES DO QUE TERMINA HOJE? E PORQUE NÃO ACABARÁ, ANTES, DAQUI A 52 ANOS,  QUANDO SE COMPLETAR O CICLO QUE HOJE SE INICIA? MAS, ISSO SIM,  PODEMOS GARANTIR QUE O DIA DE AMANHÃ SERÁ DIFERENTE DO DE HOJE, COMO O DIA 22 SERÁ DIFERENTE DO DIA 21 E, ASSIM, SUCESSIVAMENTE, ATÉ AO FIM DO MUNDO!

A EFEMÉRIDE DE 20 DE DEZEMBRO...

20 DE DEZEMBRO DE 1800 a.C.
NASCIMENTO DE ABRAÃO
(DATA ESTIMADA)

ABRAÃO (em hebreu "pai da multidão") foi o chefe de um próspero clã, natural de Ur, na Caldeia (actual Iraque). Tinha 99 anos quando Deus lhe apareceu em sonhos e lhe mandou que abandonasse aquele sítio e partisse para Canaã, nome derivado de Chan, um dos filhos de Noé. Mais disse Deus que Abraão teria um filho, Isaac, de sua esposa Sara e que seria o pai de muitas nações.
Abraão partiu com o seu povo, chamado de "hebreu" de uma palavra que significa "aqueles que passam"...Após longa viagem, Abraão e a sua pequena comunidade estabeleceram-se em Canaã, na terra que hoje se chama de Palestina...
As três grandes religiões monoteístas existentes - o judaísmo, o cristianismo e o islamismo - reclamam-se inspiradas em Abraão, estranhando, por isso, que não se consigam entender...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O MANJAR DOS DEUSES - (7)...

PRINCIPAIS QUEIJOS PORTUGUESES
QUEIJO SALOIO

Fabricado nos arredores de Lisboa, principalmente na Região de Loures a partir de leite de ovelha,Consomem-se frescos, em unidades de cerca de 5o gramas de forma cilíndrica, aparecendo no mercado dentro dos cinchos ou formas.

QUEIJO DE TOMAR
Produzido com leite de qualquer espécie ou de mistura, fabrica-se na região de Tomar e consome-se curado, de massa semidura, em unidades de 50 a 70 gramas.

QUEIJO DE ALVERCA
Fabricado de leite de diversas espécies ou de mistura. Pasta branca ou ligeiramente amarelada, consistencia mole ou semidura, por vezes com pequenos olhos, vende-se em unidades de 80 a 100 gramas.


IN VINO VERITAS - (7) ...


REGIÕES DEMARCADAS
Vinhos Generosos - II
Madeira


O vinho foi uma das primeiras culturas introduzidas na ilha após o seu descobrimento. Em Câmara de Lobos situa-se a zona mais importante de vinhedos.
O Madeira é um vinho generoso, com uma graduação alcoólica entre os 18 e os  20 graus. Conforme as castas de onde procede, assim varias as suas caracteristicas organolépticas. Assim, o "Sercial" é um vinho seco, leve, de cor clara e perfume suave. O "Malvasia" +e muito doce, encorpado, cor escura e e perfume forte. Como tipos intermédios entre estes dois extremos, situam-se o "Vermelho" (mais próximo do Sercial) e o "Boal" (que se aproxima do Malvasia).
A designação "Solera", de grande tradição, pode ser associada ou não a uma data. São vinhos de determinada colheita, lotados com outros vinhos de acordo com certas regras, e desde que o produto apresente uma qualidade destacada.
O Madeira que, como todos os vinhos generosos, melhora com a idade, é dos que se conserva mais tempo, encontrando-se ainda hoje muitos vinhos que constituem verdadeiras preciosidades.

OS PROFISSIONAIS DA ESMOLA...

A EFEMÉRIDE DE 19 DE DEZEMBRO...

19 DE DEZEMBRO DE 1686
ROBINSON CRUSOE É RESGATADO

De acordo com a história magistralmente contada por Daniel Defoe a muitas gerações de leitores de todas as idades foi a 19 de Dezembro de 1686 que o náufrago Robinson Crusoe abandonou a ilha em que vivera tantas aventuras e iniciou o seu regresso à civilização.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EM BUSCA DO CÉU...

 CHONGPING
 DUBAI
 NEW YORK
 WUHAN
SIDNEY




FOI HÁ 120 ANOS...

Em casa de Clara aconteceram coisas extraordinárias
naquela Noite de Natal...Tchaikovsky contou tudo
no Ballet "O Quebra-Nozes", levado à cena
há 120 anos, no Teatro Marinsky,
em S. Petersburgo, Rússia.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

AS PALESTRAS DE SAIAL...


OUTROS CAMINHOS...

O nosso amigo e camarada Djack não deixa escapar uma e, a propósito do "post" anterior com alguns caminhos que não lembrariam ao diabo, lá veio ele denunciar que faltava a Estrada da Corda, em S.Antão, o que ele considera uma falta grave! Para evitar males maiores venho, humildemente, reparar a omissão e deixar aqui a que considerei uma das mais representativas fotos da histórica estrada santantonense...Um abraço, Djack!


POR CAMINHOS IMPOSSIVEIS...





MAIS CAMINHOS IMPOSSIVEIS EM
www.zitovisao.blogspot.com

CESÁRIA - UM ANO DE SAUDADE...


PORQUE A NOSSA MEMÓRIA É JUSTA
HÁ GENTE QUE NÃO MORRE PORQUE SE AJUSTA AOS NOSSOS IDEAIS DE
PERFEIÇÃO QUE NOS FASCINAM A
ALMA PARA LÁ DA TIRANIA DA VONTADE!
Retrato - Jaelson Delgado/Dez.2012
Fonte: Esquina do Tempo

A GENEROSIDADE PAGA IMPOSTO...


Os supermercados ingleses Witrose entregam aos seus clientes que fazem compras de valor acima de um determinado montante, uma ficha que os mesmos, à saída, depositam num de três receptáculos e que os tentam os nomes de três instituições de solidariedade sediadas no concelho. Regularmente, o supermercado procede à contagem das fichas e entrega, a cada uma das instituições, o valor em libras, correspondente. Trata-se de uma contribuição do próprio supermercado que é deduzida aos seus lucros e, por isso, o fisco concede a estas doações um tratamento especial...
Em Portugal, como é?
A recente campanha contra a fome rendeu 2.644 toneladas de produtos alimentares que, feitas as contas por baixo, poderiam valer cerca de 1.400.000 euros, valor desembolsado por  milhares de clientes dos supermercados "colaborantes" que, graças a esta colaboração, não deixaram de ganhar cerca de 320.000 euros na venda das dádivas dos seus clientes para a Campanha; por sua vez, o Estado arrecadou cerca de 420.000 euros correspondente ao IVA dessas mesmas doações...
Aquando do temporal na Madeira, uma campanha nacional conseguiu arrecadar 2.880.000 euros doados através de telefonemas que custavam 60 cêntimos, mais IVA... Com a generosidade de muitos milhares de portugueses, a Portugal Telecom embolsou 400.000 euros (10 cêntimos por telefonema) e o Estado cobrou 480.000 euros de IVA...
Resumindo: A PT cobra uma comissão de quase 20% num acto de solidariedade; o Estado faz incidir o IVA sobre um produto da mais pura generosidade!
SERÁ POR FEITIO OU POR DEFEITO???

AFINAL, QUANTOS SÃO?...


sábado, 15 de dezembro de 2012

O CORREDOR VERDE DE LISBOA...

36 ANOS DEPOIS DE IDEALIZADO
E DE 500 MIL EUROS DESEMBOLSADOS...


O ARQUITECTO RIBEIRO TELLES VIU O SEU SONHO NASCER:
O CORREDOR VERDE DE LISBOA






A PASSO, A CORRER OU DE BICICLETA, FAÇA
MONSANTO-PARQUE EDUARDO VII
SEM TRNSITO, SEM SEMÁFOROS,
SEM ROTUNDAS!



O MASSACRE DOS INOCENTES...

~
Subitamente, um individuo de, apenas, 20 anos, penetra à força na escola de Sandy Hook, Newtown, Connecticut, EUA e, disparando em todas as direcções atinge mortalmente 20 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 e, aínda, 6 adultos, suicidando-se, em seguida...Mais tarde, a mãe do tresloucado cidadão é encontrada em sua casa, morta com um tiro na cabeça...O saldo de 28 mortos, sem razão aparente, no espaço de minutos, deixa a América e o  Mundo estupefactos mas, a perplexidade de tantos cidadãos coloca-nos perante o dilema de uma nação em que, numa parte importante do território, é considerado um atentado às liberdades individuais a proibição do uso e porte de arma...
A esta quase veneração que muitos americanos nutrem pelas armas de fogo, cada vez mais sofisticadas e letais não é, certamente, estranho ao facto de uma parte importante do país, para oeste, ter sido "conquistado" palmo a palmo à força de balas e à custa do extermínio violento de milhões de homens, mulheres e crianças das chamadas Nações Índias...
Mas, os americanos mais radicalmente xenófobos têm que ser "forçados" a compreender que o Mundo Moderno já não se compadece com o espírito do "Far-West" com o poder na ponta do cano de um "Colt", e da lei-da-selva num território imenso em que campeava a nata da banditagem europeia despejada de autenticas galés e colocada no imenso Circo Romano representado pelos territórios não pacificados ou seja, aqueles em que os índios ainda não haviam sido acantonados ou simplesmente desalojados dos seus vales, das suas montanhas e despojados do seu gado...
A arma de fogo, símbolo americano da conquista de uma nação de costa a costa não pode ser uma espécie de apetrecho doméstico sempre à mão e pronto a semear a morte conforme a vontade de um qualquer insano, sociopata ou simples desiludido com uma nega da namorada...A pessoa humana merece o mesmo ou mais respeito do que o conjunto da Nação!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BEBA ÁGUA - VIVA MELHOR!...



Há muito que se sabe - e nós próprios já aqui fizemos a sua apologia  - mas, agora, os médicos japoneses confirmam que a chamada "dieta da água" pode ser resposta para muitos dos males que afligem a Humanidade...Exemplos: dores de cabeça e do corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, obesidade, bronquite, asma, tuberculose, meningite, doenças dos rins e do aparelho urinário, gastrite, diabetes, doenças dos olhos, do útero, do ouvido, do nariz e da garganta, obstipação, cancros diversos, etc. E, se não acredita, então não custa nada descobrir onde está a razão... Faça o seguinte:
1. Ao acordar, beba dois copos de água. Se, por idade avançada ou doença, não conseguir fazê-lo, comece com menos quantidade até atingir o volume de dois copos;
2. Lave os dentes e, durante 15 minutos, não coma nem beba nada; depois, tome o seu pequeno almoço, como habitualmente:
3. Após o pequeno-almoço, o almoço, o lanche e o jantar, aguarde 2 horas antes de voltar e beber comer o que quer que seja...
Conforme a qualidade dos seus padecimentos, as melhorias e a cura podem ocorrer em prazos que variam entre 6 dias e 6 meses...Mas, mesmo que não sinta nada ou que já se sinta curado, não abandone o sistema, faça dele uma rotina do seu dia-a-dia pois, se tem capacidades curativas, por maioria de razões terá características preventivas...Se vai ser, agora,  um dos muitos milhões de seguidores da dieta, verificará que não existem quaisquer efeitos secundários, apenas notará, no início, uma necessidade de urinar com maior frequência...
FAÇA A DIETA DA ÁGUA PARA O RESTO DE UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL!!!