Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

HABEMUS PAPAM...

Pesquiza
Amendes

Ó DA GUARDA!!!...



Não há paciência que resista a certos "xico-espertismos" a que alguns deitam mão para ir ao bolso do parceiro...
Não lembraria, nem ao Al Capone, debitar o preço das velas, do petróleo ou do gás que consumia a preparar as encomendas de whisky de contrabando ou a combinar a ausência permanente de uns fulanos que andavam a intrometer-se no seus negócios das meninas divertidas...
Imagine-se que, se um café e um chá originam uma despesas de €0,50 de energia - gás e electricidade, julgamos nós - quanto desse novo ingrediente não será necessário para preparar e servir um jantar para seis pessoas!?
Um dia destes estou a ver um dono de bar a cobrar o cuspo que às vezes usa para dar brilho aos copos...Ó DA GUARDA, QUEM ME ACODE!?
Col. T.Azevedo

A LENDA DO AVESTRUZ ESTÚPIDO...


Isto é, óbviamente, uma montagem...Nunca ninguém viu ou conseguiu documentar essa lenda ingrata de esta ave esconder a cabeça na areia sempre que se sente ameaçada pois, segundo a sua "fraca" inteligência, não se vendo o perigo não haveria porquê temê-lo...
Para além de se partir da premissa de que o avestruz vive sempre em terrenos arenosos - o que não corresponde à realidade - está-se a conferir ao animal uma mente embrutecida e covarde, o que também não são particularidades do seu ADN...O animal é suficientemente inteligente para, encostando a cabeça no solo se aperceber, pelas vibrações do mesmo, a eventual aproximação de predadores; em posição idêntica, costuma ingerir areia, terra e pequenas pedras que vão ajudar o estômago a "mastigar" os alimentos e, finalmente, também costuma vergar o longo pescoço ao longo das pernas; estas três posturas conferem-lhe, a alguma distância, o aspecto de um arbusto (que é o que ele pretende) e, eventualmente, darão a ilusão da cabeça "enterrada"...Depois, digam que o avestruz é idiota, à semelhança de muitos humanos que, em sentido figurado, imitam a lenda da cabeça enfiada no buraco...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CATEDRAIS DOS MARES...

KRUZENSHTERN

MIR

 POLIMERO

SAGRES II

Nota da Gerência - Quem quer saber tudo e mais alguma coisa sobre as 3 Sagres, faça o favor de ler os comentários do amigo Djack a este post...Na realidade, a colectânea de onde colhi estas imagens identifica "esta" como sendo a Sagres II...


Sabemos, agora, que houve uma Sagres inicial, corveta de madeira, que serviu de escola de marinheiros mas fundeada no Porto. Esta circunstancia de navio estático te-lo-á levado a ser ignorado quando se pretende reconstituir a história do Navio-Escola Sagres...Felizmente que temos o nosso Djack para colocar todos os pontos em todos os ís...Obrigado, amigo!
E, para que a história tivesse um fim ainda mais feliz, o pesquizador A. Mendes foi desencantar uma imagem, por sinal bem sugestiva, da furtiva Sagres I...Obrigado, também!

"Restos de Colecção"




POEIRA DO TEMPO - 013...


O "VIAGRA" DOS NOSSOS AVÓS...


Embora se possa estranhar, não espanta que, face aos efeitos presumiveis das pastilhas, o Senhor A. Ferreira não tenha
mudado o nome (Durão!) da Pharmacia...

Pesquiza
Amendes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

POEIRA DO TEMPO - 012...



Nunca me passaria pela cabeça pensar que para um "vapor" merecer a designação de "paquete" era necessária - ou bastava - uma Portaria Real...Sabe-se, no entanto, que a "promoção" aconteceu a 27 de Agosto mas o redactor do anuncio esqueceu-se, lamentávelmente, do ano...Quem arrisca?
Pesquiza
Amendes

PASSAR FACTURA, É PRECISO...

...MAS TODO O EXAGERO 
É CONDENÁVEL...


A FÉ E O SEXO...


Eu caminho a passos largos para os 80 e, desde miúdo, que oiço falar em "filhos de padres"...Claro que eram coisas ditas à boca pequena, como que a medo pois se ainda hoje é crime (?) calcule-se há setenta anos atrás...
Depois, começaram a denunciar-se problemas de ordem pedófila, de homens da igreja que abusavam de crianças colocadas à sua guarda em orfanatos, escolas, colégios e situações afins...Primeiro eram padres, depois os escândalos subiram na hierarquia e denunciaram-se bispos e, finalmente, já chegaram aos cardeais, não repugnado acreditar que um dia destes se venha a descobrir que houve um papa pedófilo, numa escalada que não se sabe até onde poderá levar o principio anti-natura da abstinência a que se teima em condenar os eclesiastas da profissão católica...
Gostaríamos de ter informação sobre desvios de ordem sexual praticados por ministros de outras religiões que não obriguem ao celibato com as mesmas caracteristicas da pandemia que tem lançado o opróbrio sobre o catolicismo e os seus mentores por esse mundo fora...Não encontrámos nada de suficientemente significativo e o que leva à conclusão de que muitas das vergonhas do passado e do presente se poderiam ter evitado ou pelo menos reduzido grandemente, se não se negasse aos ministros da igreja católica o direito de serem homens de corpo inteiro!

CATEDRAIS DOS MARES...

WINDSURF



Pesquiza
Valdemar Pereira

domingo, 24 de fevereiro de 2013

POEIRA DO TEMPO - 011 ...


O Edificio em 1920

 Poucos caboverdianos haverá que não conheçam este edifício erguido por detrás do Palácio do Governo (do Povo...) no Mindelo, Ilha de S.Vicente, Cabo Verde.
Foi construído por etapas a partir de 1859 e foi, sucessivamente, caserna militar, hospital, correios (até aos anos 1940) e Liceu (a partir de 1917)(1). Também serviu de residência do governador entre 1871 e 1874...

O Edifício em 1937

A praça situada frente ao edifício teve nomes bem diversos - Largo da Parada. Largo do Liceu, Pracinha dos Correios, Praça Dr. Roberto Duarte Silva e Praça do Zimbawe.
O Liceu, que começou por ser de D.Afonso Henriques, passou a Gil Eanes, depois Ludgero Lima e, ainda, Jorge Barbosa...Ao que parece é ou será em breve, um dos pólos da Universidade de Cabo Verde, uma funcionalidade à altura da História daquela escola e dos milhares de alunos que por ela passaram.
Zazevedo
Fonte - Blog Mindelo.info

-(1) - NOTA DA GERÊNCIA - Depois de publicado este "post" dois mui atentos camaradas - o J. Saial e o A. Mendes - avisaram que a data de 1917 como sendo a do começo das actividades liceais neste edifício estava enganada já que ela diz respeito ao início do ensino secudário em C.Verde mas no "palacete" do Senador Vera-Cruz, à Praça Nova...Adiantamos que  só em 1937 passou para o edifício do Liceu Gil Eanes, por detrás do Palácio...Erro de simpatia de que nos petenciamos, ao passo que agradecemos à visão aquilina dos nossos amigos a possibilidade de corrigir o erro sem perda de tempo!


O FIEL AMIGO - 05...




sábado, 23 de fevereiro de 2013

CONHEÇA A CARNE QUE COMPRA...



RABADILHA - É a parte do animal que reune os musculos anteriores da coxa, ideaL para bifes, bitoques e pregos...


RABADILHA DE BOVINO - USA E AUSTRÁLIA

Fonte - Revista Makro
---Cointinua...


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ERA UMA VEZ, ANGOLA - XXII...


Acabei por nunca saber, ao certo, o que o Administrador Estaca e o Chefe Pimentel foram fazer ao Balovale, pois enquanto eles foram para o seu encontro secreto, eu fiquei na casa do Sr. Sarmento, um beirão careca casado com uma senhora que parecia mãe dele...Tinha uma daquelas lojas onde se vende de tudo, como em Angola e, em anexo, um salão de chá, parecido com o do grego Panagis. do Dilolo...O coitado do Sarmento, afivelando a sua cara mais infeliz, dizia-me, em voz baixa, que me oferecia uma bebida mas  a mulher é que tinha a chave do armário-bar e só abria a porta às cinco da tarde... Vá-se lá saber porquê!
Depois do almoço, inesperadamente saboroso embora um tanto britânico - a Rodésia era uma colónia da Inglaterra, onde imperava o célebre Ian Smith que um dia sonhára fundar um império, ali no centro da África - voltaram o Administrador e o Chefe, que nem sequer desceram do Jeep: embarquei e lá iniciámos a viagem de volta a Cazombo, via Lumbala...Se não fossem os solavancos permanentes era capaz de ter dormido uma sesta...Estranhei o mau estado da estrada, o que não tinha detectado à vinda, e fui esclarecido que não estávamos na estrada principal mas sim na intrincada rede de "picadas",  vias rasgadas através do mato sobre o capim vergado ao peso de veículos e pessoas na busca de um trajecto mais curto para os seus destinos...Conforme me foi explicado, a tal reunião não tinha sido muito pacífica e seguindo por vias alternativas sempre se reduzia a possibilidade de encontros indesejáveis...O pior é que, na azáfama do regresso nos tínhamos esquecido de encher os "jerrycans" de gasolina rodesiana que era bem mais barata do que a angolana e a diferença era de tal ordem que quase pagava o combustível gasto na viagem...
Revezando-nos ao volante conseguimos regressar em tempo recorde e, quando cerca das dez da noite, chegamos a Cazombo, tivemos a grata notícia de que tinha chegado a moto Jawa de 250cc que estava prometida há meses...Mal sabia eu, nessa noite, como viria a odiar o inocente motociclo!


Continua...

A CAÇA Á MULTA...



De bengala em riste ou de pistola à cintura, enfrentando um Dona Elvira ou um ultimo modelo da Mercedes, o enredo do filme é o mesmo, numa cena a que, pelos vistos,  as autoridades se dedicam há bastantes décadas - a caça à multa!
Pesquiza
Amendes

O FIEL AMIGO - 04...



Pesquiza - Amendes
Continua...

DALI, NO FEMININO...




Pesqioza - Valdemar Pereira
MAIS DALI EM
www.zitovisao.blogspot.com
Nota da Gerência - Graças a dúvidas levantadas pelo sempre atento amigo e parceiro Djack, do Praia-de-Bote, foi possivel concluír que estas pinturas - ou, pelo menos, uma parte delas - não são da autoria  de Salvador Dali mas sim do pintor russo Vladimir Kush...De resto, diz-se das obras de V.K. que Dali não teria dúvidas em assiná-las!