Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

[6975] - CLONAGEM DE TELEFONES...


Subitamente, o seu telefone – seja ele de que tipo for – toca e, do outro lado, uma voz identifica-se como sendo a sua operadora a pretender saber se o seu sistema por “tons” de chamada está a funcionar bem,  para o que lhe é pedido que disque  o 90# …NÃO O FAÇA, NUNCA!!!
Ao discar aqueles três símbolos, você está a facilitar a clonagem do seu telefone e o “esperto” que está do outro lado da linha, vai passar a telefonar à sua custa, usando o seu numero, até que a marosca seja detectada…Entretanto, foram-lhe ao bolso de forma mais ou menos gravosa...
Por isso, repetimos,  nunca por nunca, disque o 90#...É um perigo!

[6974] - CAIZIM, DE MÁ MEMÓRIA...

Caizim do Mindelo vai desparecer? Trata-se de um peça de museu que devia ser conservado, para lembrar aos mais novos, o que foi este nosso Cabo Verde. Considerar que Cizim foi um deposito de lixo é esconder a história. Caizim com se diz em crioulo "é que criá nôs tud!" Ou seja foi o local de despejo do chamado esgoto aréreo porque não havia saneamento no Mindelo. Sabiam os mais novos que as crioulas que transportavam as latas de dejetos, podiam ser presas, passar um dia ou noite na cadeia e levar umas tantas palmatoadas se transitassem pela cidade fora do horário estabelecido: despois das 21 horas?
O Caizim do Mindelo, local histórico da ilha de São Vicente desde da época da colonização da ilha, foi utilizado como um espaço de depósito de lixo tendo em conta a não existência da rede de esgotos na altura. Agora, vai ter uma plataforma que dará acesso a duas novas vistas para a Baía do Porto Grande.
Enquadrado no projecto de requalificação do cais de carga e descarga e de reposição de uma maior segurança da área das instalações da ENACOL, a mesma empresa, a pedido da Câmara Municipal de São Vicente e da AMP, Agência Marítima e Portuária, está a realizar obras de requalificação do Caizim do Mindelo. Segundo o responsável, o projecto está orçado num total de 170 mil contos e a previsão da conclusão do mesmo será no mês de Novembro do ano corrente, altura em que os mindelenses poderão desfrutar de um novo ponto de contemplação da baía do Porto Grande.
 
Artigo de Carlos Filipe Gonçalves
Remetido por José F. Lopes


[6973] - O MELHOR DA EUROPA...


O Grande Prémio da edição deste ano do Press Cartoon Europe, distinguiu Rodrigo de Matos, por um trabalho publicado no último ano, no semanário Expresso. A distinção internacional foi-lhe atribuída por um trabalho publicado no Expresso Economia onde retrata a forma como o apuramento da selecção nacional de futebol para o Mundial no Brasil distraiu toda a gente da difícil situação económica atravessada por Portugal, onde, perante as dificuldades e as políticas de austeridade, esta surgiu como única alegria...
 
 
Remetido por John Leão 

[6972] - VIGARICE...

 


quinta-feira, 29 de maio de 2014

[6971] - MUDAR...

Remetido por Tuta Azevedo

[6970] - IMPERDOÁVEL...


O Blog colega "mrvadaz" chama, hoje, a atenção dos seus visitantes para o erro de palmatória que aparece no logo-tipo da Rádiotelevisão de Cabo Verde...Imperdoável!!!

[6969] - ATAQUE AO PATRIMÓNIO...

FortimO património histórico de São Vicente está votado ao descaso e abandono. Vários edifícios históricos da ilha estão em ruínas, a cair aos pedaços. Enquanto a sociedade vai assistindo à degradação constante desses edifícios, vão surgindo ideias e propostas de recuperação, mas que não passam, na melhor das hipóteses, de boas intenções, de que o inferno está cheio... E, na pior das hipóteses, o blá- blá-blá do costume. Como dizia o Geada, de Sérgio Frussoni: Ah! Soncent, já bo cabá na nada...
 
in Noticias do Norte

[6968] - OS FALSOS FISCAIS...

                       
Um g
rupo de burlões assalta as casas, sob o pretexto de serem avaliadores oficiais (para o cálculo do novo valor do IMI)!
 
Já anda um "grupo" organizado a fazer passar-se por fiscais das finanças, com o pretexto de avaliar o imóvel... Tudo isso não passa de mais um expediente para entrarem nas nossas casas. Têm parte da nossa informação - nºs de telefone, morada (como é óbvio)...
 
Para todos os imóveis que sejam alvo de avaliação (caso seja necessária alguma verificação no local), o contribuinte será notificado, por escrito, pela Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA), com dia e hora marcados.
 
Penso que é de estar alerta e divulgar este aviso pelo maior número de pessoas, evitando mais falcatruas, como as que já estão a acontecer na zona de Lisboa.
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

[6967] - S,VICENTE DE CABO VERDE...


RUA DE SÃO JOÃO, PINTADA DE FRESCO...
Por e-mail de José F. Lopes

[6966] - AIVERSÁRIO Nº 130...


[6965] - A NOTÍCIA DO SÉCULO...


NÃO RESTAM DÚVIDAS…A GRANDE NOTÍCIA DO DIA, CAPAZ DE ATIRAR PARA TRÁS DAS COSTAS DO POVO TODAS AS PREOCUPAÇÕES DO DIA-A-DIA, OS PROBLEMAS DA CRISE, OS RESULTADOS DAS EUROPEIAS, A CONTAGEM DE ESPINGARDAS NO P.S., OS TREINOS DA SELECÇÃO, A VITÓRIA DE LE PEN, EM FRANÇA, O RAPTO DAS 200 VIRGENS…QUE AS TELEVISÕES REPETEM TODOS OS QUINZE MINUTOS E COM DIREITO A MESAS REDONDAS, COM ALGUMAS MENTES QUADRADAS, QUE TRANSCENDE TUDO O QUE SE PODERIA IMAGINAR E DEIXA MILHÕES DE PORTUGUESES EXTASIADOS E OUTROS TANTOS NEM POR ISSO, A NOTICIA QUE CORRE O RISCO DE SE TRANSFORMAR NO ACONTECIMENTO DO SÉCULO É QUE, GRAÇAS A DEUS E A TODOS OS SANTOS, O JOrge JESUS VAI FICAR NO BENFICA !!!
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

[6964] - ARTILHARIA PESADA...


 
Quatro experientes "snipers" atiram sobre o jovem vencedor das Eleições Europeias, magoados por o esperado profundo fosso que deveria separar o PS da Coligação Aliança Portugal
se ter transformado num incipiente riacho...Por sugestão de M.S. o periclitante autoproclamado futuro Primeiro Ministro, em vez de Seguro, passa a Pirro!
 

 
 

[6963] - OS ACHADORES DE CABO VERDE...


 DIOGO AFONSO  -  ANTONIO DA NOLI  -  DIOGO GOMES
 
Apesar de algumas controvérsias sobre quem e quando, pela primeira vez, descobriu as ilhas de Cabo Verde, devido a falta de documentos fidedignos, é aceite a consagrada tese oficial, segundo a qual as ilhas de Cabo Verde foram descobertas entre 1460 e 1462, por António da Noli e Diogo Afonso.
Entretanto, há quem afirma que Diogo Gomes, embora nunca tivesse sido citado nos documentos da Coroa, poderá ter sido o descobridor das ilhas em 1460, uma vez que ele fez relatos dessa sua chegada a Cabo Verde, ao contrário de António da Noli que, apesar de ter sido mencionado como descobrir no diploma real, não deixou nenhum relato escrito acerca da sua descoberta.
Em todo o caso, é possível que ambos tivessem chegado à ilha de Santiago na mesma viagem. Aliás, Gomes relata ter chegado na companhia de Da Noli mas explica que, na viagem de regresso a Portugal, o seu navio foi desviado do rumo, pelo que o seu companheiro acabou por chegar primeiro ao Reino e declarar ao rei a «descoberta» das ilhas, motivo que, provavelmente, levou o monarca a considera-lo oficialmente como descobridor das ilhas de Cabo Verde (Santiago).
Com base no que já foi dito, pode-se considerar que António da Noli (genovês ao serviço do D. Infante Henrique) e Diogo Gomes (navegador português) foram os descobridores das primeiras cinco ilhas: Santiago; Fogo; Maio; Boavista e Sal, aquando da sua viagem de regresso da «Terra dos Barbacins», no ano de 1460, ainda no tempo do Infante D. Henrique.
As restantes ilhas (Brava, S. Nicolau, S. Vicente; Santo Antão, Santa Luzia e os ilhéus Branco e Raso) foram descobertas por Diogo Afonso em 1460, quando acompanhava António da Noli, que partia para povoar a ilha de Santiago.
Enfim, por tudo isto, o que se pode dizer partindo da documentação oficial é que as ilhas mais orientais do arquipélago de Cabo Verde foram descobertas pelo genovês António de Noli, no ano de 1460, e as mais ocidentais encontradas por Diogo Afonso no ano de 1462.
 
in "AntinioCV"...

[6962] - A PALAVRA DO PAPA...


"O CELIBATO DOS PADRES NÃO É
UM DOGMA DA FÉ..."

[6961] - EVA NO PARAÍSO...


[6960] - O BEIJO DE JUDAS...


TÃO AMIGOS QUE ELES ERAM...

[6959] - S,VICENTE - VISTA PERIFÉRICA...


A NATUREZA AGRESTE EM TODA A SUA VIRGINAL BELEZA...

(Por e.mail de José F. Lopes)

segunda-feira, 26 de maio de 2014

[6958] - POEIRA DOS TEMPOS...


Data e autor desconhecidos - Do livro "Recordações de Cabo Verde"
(Pesquisa de A.Mendes)

[6957] - S. VICENTE EM CONTRA-LUZ...





Por e-mail de José F. Lopes

[6956] - UMA QUESTÃO DE ARITMÉTICA...


José Seguro ficou assim, menos eufórico, quando o professor Quintino, do Ensino Básico, lhe explicou que o seu Partido, afinal, apenas recolheu, nas eleições de ontem, cerca de 10% dos votos dos portugueses com capacidade eleitoral e, de acordo com as regras das maiorias, 10 pessoas não podem representar os interesses de 100...Portanto, o senhor Seguro não pode, em consciência, afirmar que os portugueses tenham decidido o que quer que seja, quando mais de 66% deles nem sequer se deram ao trabalho de votar!

[6955] - REGIONALIZAÇÃO - DEPOIMENTO...

 
A  DECISÃO POLÍTICA E ECONÓMICA CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DO CIDADÃO CABO-VERDIANO
 AGRADEÇO A OPORTUNIDADE CONCEDIDA E COMEÇAREI POR DIZER QUE ME SINTO ORGULHOSO DE TER PARTICIPADO, JUNTAMENTE COM UM GRUPO DE CIDADÃOS, NUM GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE A REGIONALIZAÇÃO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO, BÁSICA, PARA A ADMINISTRAR CABO VERDE,  E AINDA, PELO FACTO DE TER TRAZIDO OS PARTIDOS POLÍTICOS AO DIÁLOGO.
PARA MIM, O QUE CONSTITUI O PRINCIPAL MÓBIL PARA A REGIONALIZAÇAO É O SER HUMANO CABO-VERDIANO VIVENDO EM PAZ, COM IGUALDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO, PRÓPRIOS DE UM PAÍS VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO OU CAMINHANDO PARA TAL.
SOMOS UM POVO QUE SE DISTRIBUI POR 9 ILHAS HABITADAS E PELA DIÁSPORA, CADA ILHA COM AS SUAS PARTICULARIDADES PRÓPRIAS E EM ALGUNS CASOS, ATÉ COMPLEMENTARES.
NO ENTANTO, ESTE POVO VIVE DE FORMA DIFERENCIADA, COM REGISTOS DE DESCREPÂNCIAS PROFUNDAS E ABISSAIS, VARIANDO DE FORMA HETEROGÉNEA E BEM VISÍVEL, DE ILHA PARA ILHA, CHEGANDO AO PONTO DE HAVER UMA DEPENDÊNCIA POLÍTICA, ECONÓMICA E SOCIAL PERANTE A ILHA QUE ALBERGA A CAPITAL E ABRAÇA O MAIOR NÚMERO DA NOSSA POPULAÇÃO RESIDENTE, A ILHA DE SANTIAGO, REGISTANDO-SE, ASSIM, FORTES DESIGUALDADES EM TERMOS DE CIDADANIA ENTRE OS RESIDENTES DE CADA ILHA.
EMBORA A NOSSA CONSTITUIÇÃO SEJA BASTANTE RICA E PROFUNDA, A VERDADE É QUE A ORDEM POLÍTICA ACTUAL DETERMINA E PERPETUA PROFUNDAS DESIGUALDADES DE DIREITOS, PROFUNDA INJUSTIÇA SOCIAL NAS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ECONÓMICO ENTRE OS CIDADÃOS DESTAS ILHAS E DA DIÁSPORA.
ESSES MALES SÃO PROPICIADOS PELO SISTEMA ACTUAL DE UMA FORMA DE GOVERNAÇÃO ALTAMENTE CENTRALIZADORA QUE AINDA POR CIMA TEM A SUA SEDE NA ILHA QUE CONCENTRA MAIOR NÚMERO DE CABO-VERDIANOS. NOTE-SE QUE NADA TENHO CONTRA O DESENVOLVIMENTO DA ILHA DE SANTIAGO OU DOS SEUS NATIVOS, PORÉM, É A PURA REALIDADE.
BASTA VER AQUILO QUE SE CARACTERIZA  A SOCIEDADE CABO-VERDIANA NESTE MOMENTO:
·         QUALQUER CIDADÃO OU POLÍTICO NASCIDO FORA DA ILHA DE SANTIAGO, SALVO DETERMINADOS CONDICIONALISMOS, EMBORA TENHA O DIREITO, CONSAGRADO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, DE ELEGER E SER ELEITO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU PARA PRIMEIRO MINISTRO, AO SER SUFRAGADO, SEGUNDO A ORDEM E O SISTEMA POLÍTICO EXISTENTES, NA PRÁTICA, NÃO CONSEGUE SER ELEITO E VER ESSE DIREITO EXPRESSO REALIZADO. O SISTEMA AJUDA SIM, E SOBREMANEIRA, O NATURAL DE SANTIAGO, ILHA COM MAIS DE 2 TERÇOS DA POPULAÇÃO, A ELEGER O SEU NATIVO EM DETRIMENTO DE TODOS OS OUTROS (Um exemplo: Poria sérias dúvidas se o nosso actual Sr. Primeiro Ministro fosse natural da Ilha do Maio, ou mesmo de São Vicente, chegasse a sê-lo);
·         O MÉRITO E A COMPETÊNCIA NÃO É TIDA EM CONTA NESTE PAÍS POR QUE A FALTA DE MECANISMOS E A SERIEDADE QUE SE IMPOEM PARA PREMIAR OS CIDADÃOS COM MAIOR CAPACIDADE E COMPETÊNCIA. É O CASO DOS ALUNOS VIVEM NAS ILHAS PERIFÉRICAS COM COMPETÊNCIAS E NOTAS QUE LHES COLOCAM EM CONDIÇÕES DE MÉRITO QUE SÃO RELEGADOS PARA SEGUNDO PLANO, PROMOVENDO-SE, EM PRIMEIRO LUGAR, OS FILHOS DOS DIRIGENTES E DE AMIGOS MAIS PRÓXIMOS DO PODER CENTRAL. É TAMBÉM O CASO DOS TÉCNICOS E OS TRABALHADORES DAS OUTRAS ILHAS E DA DIÁSPORA QUE NÃO TÊM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL QUE AQUELES QUE VIVEM NA PRAIA OU NO INTERIOR DE SANTIAGO (Exemplo: houve tempo em que os técnicos superiores residentes na Praia, sem serem mais capacitados que os outros que viviam em outras Cidades ou Ilhas, terem de andar escondidos para não serem chamados para serem Directores-Gerais ou até para Ministros);
·         EM TERMOS ECONÓMICOS A CENTRALIZAÇÃO DAS DECISÕES, LONGE DA REALIDADE DAS OUTRAS ILHAS IMPÕE-LHES GRANDES PREJUIZOS E QUANDO NÃO FAZ MORRER A OPORTUNIDADE DO NEGÓCIO, RETARDA A EXECUÇÃO DOS PROJECTOS EM MESES OU ATÉ EM ANOS.
 ORA, ISTO É TUDO MESNOS ESTARMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO COM IGUALDADE DE DIREITOS E DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E INTELECTUAL.
DAÍ QUE A AUTONOMIA POLÍTICA E ECONÓMICA DE CADA ILHA E DA DIÁSPORA, DEVIDAMENTE ENQUADRADA, DEVAM SER OBJECTIVOS A ALCANÇAR, COM OS CUSTOS QUE FOREM NECESSÁRIOS E COM O TEMPO QUE FOR RECOMENDÁVEL, FRUTOS DE UM PROCESSO PLANIFICADO, POR FORMA A QUE TENHAMOS A  DECISÃO POLÍTICA E ECONÓMICA MAIS PRÓXIMA DO CIDADÃO CABO-VERDIANO E PODERMOS FALAR NUM CABO VERDE MAIS JUSTO E DEMOCRÁTICO ONDE O INDIVÍDUO POSSA DISFRUTAR DA CIDADANIA NA VERDEIRA CONCEPÇÃO DA PALAVRA, VIVENDO NA PAZ, COM IGUALDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
 
Mindelo, 01,00 Hs do dia 24 do mês de Maio do ano 2014
 
/Joaquim Xavier Pires Ramos Pinto/
 

sábado, 24 de maio de 2014

[6954] - NOVO PARTIDO POLITICO...

PROGRAMA DO PARTIDO DEMOCRÁTICO, DA JUVENTUDE E DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL CABO VERDEANA  (PDJRN) vulgo PDJ

O PDJRN é um partido político criado à margem do Artigo 57 da Constituição da República de Cabo Verde, (Participação na Organização do Poder Político - Partidos Políticos) a qual pretendemos respeitar sempre, funcionando, exclusivamente, de acordo com normas de funcionamento de partidos políticos nacionais, estipulados na Carta Magna.

O PDJRN se auto define como um partido do Centro e promotor da Democracia Participativa

O PDJRN pretende estar presente em todas as ilhas do Arquipélago 

E; 
Promover a liberdade como sendo um direito fundamental, juntamente com a responsabilidade política, social, econômica e cultural

Promover e aprofundar a aplicação da Democracia, implementando uma Democracia Participativa em que as Assembleias locais e regionais sejam as principais ferramentas de apoio às propostas de lei a serem apresentadas pelo partido, no Parlamento Nacional.

Promover e incentivar os Cabo Verdeanos a aderirem progressivamente ao multi partidarismo e à  promoção do debate público sobre assuntos de interesse regional e ou nacional.

Promover e respeitar as tradições e Associações Nacionais

Promover a solidariedade e ajuda aos desfavorecidos da sociedade, que por sua vez também devem fazer um esforço para melhorar a sua situação

Promover e incentivar uma saudável sociedade, através da criação de um Instituto Nacional de formação profissional das corporações da polícia da Brigada Anti Crime (BAC)  para reforçar e implementar a segurança pública em todas as ilhas do Arquipélago.
 
Promover e investir mais na formação e periódicos workshops, em todas as áreas de investigação da Policia Científica Nacional.

Promover e incentivar a luta contra a corrupção, em todos os níveis da sociedade Cabo Verdeana.

Promover a estabilidade, garantia e segurança das finanças públicas nacional.
 
 Promover e incentivar a aplicação e respeito às normas internacionais de diplomacia, com embaixadas e consulados a exercerem as suas funções diplomáticas de acordo com as exigências das normas do exercício das políticas da diplomacia internacional, instituídas pelas Nações Unidas.

Promover e fortalecer a política da Emigração e a inserção social nas comunidades de acolhimento dos nossos conterrâneos.

Promover ambientes saudáveis de negócios entre os residentes e os Cabo Verdeanos espalhados pelos quatro cantos do universo.

Promover a Democracia pluralista e a Economia Social do Mercado

Promover uma política produtiva da Administração Pública Nacional

Prmover o profissionalismo e a ética profissional na função pública nacional

Promover o fortalecimento da política de imigração e integração dos imigrantes residentes.

Promover e fortalecer a adesão à CEDEAO e à organização da União Africana, e oferecer enquadramento especiais de relacionamento com os restantes países do continente Africano, a Europa, as Américas, a Ásia e o resto do mundo.

Promover a definição de uma verdadeira política de investimento no sector energético do Pais, e acelerar na exploração das energias renováveis, para aliviar o sofrimento dos já esgotados consumidores.
 
Promover e incentivar o espírito de produtividade, pontualidade e profissionalismo no sector dos transportes aéreos e marítimos do Pais
.
Promover a profissionalização e sindicalismo dos guias turísticos do Arquipélago 

Promover a renegociação e fortalecimento dos investimentos estrangeiros, em todo o território nacional

Promover a reestruturação econômica da indústria das Pescas
 
Promover o fortalecimento da Agricultura e reestruturação da indústria do Agro-Negócio Nacional.

Promover e incentivar o fortalecimento de todas as indústrias dependentes do Mar e a sua implementação coordenada, em todas as ilhas do Arquipélago.
 
Promover o fortalecimento do debate nacional sobre a Regionalização do Pais 
 
Promover e criar condições para o início do ensino da língua inglesa a partir do segundo ano lectivo do ensino primário e, o fortalecimento do ensino das línguas Portuguesa e Francesa, em todos os estabelecimentos de ensino escolar nacional.
 
Promover a família, melhorar a educação e a saúde da população 

Promover o sector do ensino como sendo a alavanca para o fortalecimento da integridade, soberania nacional e um futuro risonho do País.

Promover o respeito e a devida recompensação laboral dos dedicados profissionais do sector da Educação, em todo o Arquipélago.
 
Promover e incentivar a plantação regular de árvores e arbustos nas zonas rurais assim como a criação de mais zonas verdes em todos os centros urbanos do Arquipélago.

Promover a recuperação de todas as estruturas simbólicas espalhadas pelas ilhas, incentivar publicamente e a nível das instituições governamentais, a preservação e a história destas ilhas.
...................................................................................................................................................................................

 
CARLOS LOPES FORTES, M.A.
Fundador e Presidente
 

[6953] - SENTINELA SECULAR...

MONTE CARA - Sempre igual...sempre diferente!!!
 
Gentileza de José F. Lopes

[6952] - O REI ÍA NÚ...

"O MEU OBJECTIVO FOI

AGITAR CONSCIÊNCIAS!"

E elas, as consciências, súbitamente agitadas, acordam de uma letargia pluri centenária e verificaram, horrorizadas, que o seu rei ía nú e que, afinal, Allah é Deus e Carlos o seu Profeta!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

[6951] - ARTESANATO - UMA VIA...




Fotos remetidas por José F. Lopes

[6950] - POEIRA DOS TEMPOS...


Agradecemos ao amigo Valdemar Pereira esta foto de 1936, na qual aparecem figuras que vim a bem conhecer, alguns anos mais tarde já que, nesta altura, tinha, apenas 2 anos de idade e só seis anos depois haveria de desembarcar no Mindelo...
À esquerda, o José Vitória, fotógrafo imérito e cidadão exemplar, seguido do pai do Valdemar, de Carlos Fernandes - de quem me não recordo bem - e do Raul Ribeiro, mais conhecido por Raul Caires, aqui "mascarado" de futebolista do Sporting... Tudo leva a crer que nesse dia, no Calhau, tenha havido uma renhida partida...
Por ultimo, vem a mui jovem Jenny Carvalho que só pode ser uma das filhas do professor Carvalho, meu primeiro mestre na Escola Camões, da Pracinha da Igreja..
De todas estas pessoas guardo gratas memórias...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

[6949] - CHOVER NO MOLHADO...

SÃO VICENTE: LICEU VELHO SEM CONDIÇÕES PARA RECEBER CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi designada, há três anos, para receber XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), em São Vicente, mas, até agora, o palco central do evento, o Liceu Velho, continua com o rosto “descalabrado”. A poucos meses do evento, que deverá trazer mais de 100 congressistas ao país, só agora começaram pequenas obras numa ou outra sala do emblemático edifício do Mindelo.
Gentileza de José F. Lopes
 
Isto já a gente sabia...Aliás houve, recentemente, desenvolvimentos sobre este caso da recuperação do antigo Liceu Gil Eanes, que parece terem passado despercebidos ou foram recebidos com algum descrédito...Para quem esteja porventura interessado neste caso, favor consultar o post Nº 6944 deste Blogue. Obrigado!
 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

[6948] - NOS LIMITES DA PERFEIÇÃO...

PALAVRAS, PARA QUÊ?!
Remetida por José F. Lopes
 

[6947] - NEOLOGISMOS?!...


EXISTE FÔME EM S.VICENTE
Da situação em si, trataremos em devido tempo...Agora, gostaríamos de saber onde foi o Diário de Cabo Verde descobrir este tipo de "fome"...

[6946] - BRINDE DE 400 MILHÕES...

BRINDE COM CHEIRO A GÁS...
Foto "The Hufflington Post"

[6945] - UM FEITO NOTÁVEL...

Daqui saudamos o colega ALI SILVA, no momento em que o seu Blogue "Ditadura do Consenso" atinge a soma impressionante de DOZE MILHÕES DE VISITAS...

[6944] - A LUZ AO FUNDO DO TUNEL...


Porque, afinal, nem tudo são desgraças, vimos dar conta de que noticias acabadas de receber da Praia nos conferem a esperança de que a persistência que foi colocada na procura de colaborações para a salvação do nosso Liceu terá começado a dar os seus frutos e há neste momento contactos de carácter formal entre a Reitoria da Universidade de Cabo Verde e entidades empresariais a nível das administrações em Cabo Verde, Portugal e Brasil para rápido estudo da situação e das fórmulas e volume da assistencia a providenciar...Estamos muitos felizes com os desenvolvimentos verificados e contamos poder ter mais novidades, próximamente!!!

[6943] - O ENFORCADO...

O SACO DE COMPRAS QUE FAZ
FUROR EM FRANÇA...
 
Colabor. de Valdemar Pereira

[6942] - POEIRA DOS TEMPOS...


O Regimento de Infantaria 23, aqui num documento da sua permanência em S.Vicente, em 1916, voltou em 1941, aquando da II Guerra Mundial (1939-1945)...A dúvida que subsiste é se terá dado o nome de "23" à Avenida que se inicia no Alto de S.Nicolau e vai desembocar na Laginha aquando da primeira ou da segunda expedição...Quem sabe?!
 
Pesquisa de A,Mendes/
/Zito Azevedo

[6941] - QUEM QUER O "AFRO" ???...

Não querem saber de Cabo Verde numa moeda única africana


 
moeda africaOs internautas do NN reagiram de forma negativa à possibilidade de Cabo Verde aderir a uma futura moeda única da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). Lino Públio Pinto Monteiro da Escola SuperiorAgrária de Coimbra, defende a realização de um referendo se essa ideia avançar.
 
“Gostaria que este economista guineense nos dissesse porquê e com que meios, a tal “moeda única” criará condições para um crescimento mais acelerado do PIB. No entanto, espero que o Governo de Cabo Verde seja ele qual for, não tome qualquer decisão sem consultar a população através de um referendo”
in Noticias do Norte

                                                           ***********
. Moeda Única africana? Uma Utopia?!

Ter moeda única corresponde a uma integração total africana e isto não está no nosso interesse de CV.

Afinal não aprendem com o erros dos outros...

O EURO...

Há países europeus que não entraram no euro e dão-se bem...

Haverá países que podem afundar-se nesta aventura globalizante.E quem vai controlar esta moeda? Um ditador e seus afilhados, ou alguns corruptos?

Meus amigos, a África tem que amadurecer, dotar-se de instituições credíveis, acabar com a guerra, o terrorismo e a mãe de todos os males, a corrupção, e isso só daqui a uma ou duas gerações...

Embora não seja muito favorável a Referendos este aqui só pode ir a referendo.

Vamos resolver primeiro os problemas caseiros: descentralizar, regionalizar, reformar e, depois, (daqui a décadas) se verá esta questão.

Que o PAICV e o MPD fiquem quietinhos, não nos forcem a esta aventura!!!

José F. Lopes